PEDRA - (Ex.24:12) Muitas inscrições famosas encontradas no Egito e Babilônia foram escritas em pedra.Deus deu a Moisés os Dez Mandamento escritos em tábua de pedra (Ex.31:18);34:1 a 28).Dois outros exemplos são as Pedra Moabita (850 a.C.) e a inscrição de Siloé, encontrada no túnel de Ezequias, junto ao tanque de Siloé(700 a.C.)
ARGILA - O material da escrita predominante na Assíria e Babilônia era a argila, preparada em pequenos tabletes e impressa com símbolos em forma de cunha chamados de escrita cuneiforme, e depois assada em um forno ou seca ao sol. Milhares desse tablete foram encontrados pelas pás dos arqueológicos. (Ezequiel 4:1).
COURO – Talmude judeu exigia especificamente que as escrituras fossem copiadas sobre peles de animais, sobre couro. É praticamente certo, então, que o A.T.foi escrito em couro.Eram feitos rolos, costurados juntas as peles que mediam de alguns metros a 30 perpendiculares ao rolo.Os rolos, entre 26 e 70 cm de altura, eram enroladas um ou dois pedaços de pau.
PERGAMINHO OU VELINO - peles de animais, limpos. Velino começou a predominar mediante os esforços do rei Eumenes II, de pérgamo (197 – 158 a.C.) Ele procurou formar sua biblioteca, mas o rei do Egito cortou o seu suprimento de papiro, sendo-lhe então necessário obter um novo processo para o tratamento de peles. O resultado é conhecido como velino ou pergaminho. Embora os termos sejam usados intercambiavelmente, o velino era preparado originalmente com a pele de bezerros e antílopes, enquanto o pergaminho era de peles de ovelhas e cabras. Obtinha-se assim um couro de excelente qualidade, preparado especial e cuidadosamente para receber escrita de ambos os lados. Este tipo de material foi utilizado centenas de anos antes de Cristo e, por volta do século IV a.D., ele suplantou o papiro. Quase todos os manuscritos conhecidos são em velinos.
Não se pode exagerar a dívida de gratidão que nós devemos aos judeus, pelo cuidado deles em extremo, na preparação e preservação dos manuscritos do VT. Nem das regras que eles exigiam de cada escriba.
Muito legal, explica muito bem
ResponderExcluirExcelentes informações.
ResponderExcluir