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sexta-feira, 25 de março de 2011

LIVROS APÓCRIFOS

LIVROS APÓCRIFOS não têm fundamento na fé. 
LIVROS APÓCRIFOS (obscuros, escondido) impróprio ao leitor Não edificam quem as lessem. Não tinham história na sociedade hebraica. Não têm fundamento na fé. A palavra apócrifo (adjetivo do grego) Significa secreto ou oculto e muitas  vezes é usada para as escrituras de alguma seita que não revela seus mais profundos ensinos a não ser aos adeptos.Em resumo, os livros apócrifos são os que tem sido julgados não canônicos pelos judeus (falando VT.) e a Igreja Cristã.Os livros apócrifos do VT. Existentes, todos em grego são 14:

I Esdras - Sua autoria é desconhecida, e a data de escrita somente pode ser suposta em um período de tempo extremamente longo, algo como um período entre 300 a.C. e 100 d.C. Este livro em sua maior parte segue um paralelo da narrativa contida em Esdras, Neemias e no livro de II Crônicas, sendo que algumas seções são traduções diretas destes livros. O nome de I Esdras vem do fato de que o livro canônico de Esdras é conhecido na igreja ortodoxa grega como a primeira metade de II Esdras (a segunda metade é Neemias). Contudo, na igreja ortodoxa russa o livro de II Esdras.


II Esdras se refere ao I Esdras da Septuaginta. Já no catolicismo romano o livro de Neemias é às vezes chamado de II Esdras. Como pode ser visto, a confusão é grande quanto à nomenclatura deste livro e dos livros canônicos, quando se tenta incluí-lo entre eles                   
                     
Tobias - (200 a.C.) - É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael.
Apresenta: 
justificação pelas obras - 4:7-11; 12:8
· mediação dos Santos - 12:12
· superstições - 6:5, 7-9, 19
· um anjo engana Tobias e o ensina a mentir 5:16 a 19 

Contem erros históricos. cronológicos e geográficos;
                   
Judite(150 a.C.) É a História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios.Foi escrito em grego e situa a história na Babilônia de 626 a 668 a.c. Analise: “Mas, como poderia ser verdade, se neste momento nem há notícia da propagação dos gregos?”.

Contem erros históricos. cronológicos e geográficos;

Os acréscimos a Ester – O Sonho de Mardoqueu, O edito de Assuero contra os judeus, As orações de Mardoqueu e Ester, Ester diante do Rei, O edito de Assuero em favor dos judeus e um epílogo.
Sabedoria de Salomão (40 a.D.) - Livro escrito com finalidade exclusiva de lutar contra a incredulidade e idolatria do epicurismo (filosofia grega na era Cristã).
Apresenta: 
 o corpo como prisão da alma - 9:15
· doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma 8:19 e 20
· salvação pela sabedoria - 9:19
 Ensina a criação do mundo a partir de matéria preexistente (11.17);
Eclesiástico – Também chamado de Sabedoria de Jesus, filho de Siraque era grandemente. (180 a.C.) - É muito semelhante ao livro de Provérbios, não fosse as tantas heresias:
· justificação pelas obras - 3:33,34
· trato cruel aos escravos - 33:26 e 30; 42:1 e 5
· incentiva o ódio aos Samaritanos - 50:27 e 28
Ensina que esmolas traz em a expiação do pecado (3.30);
Baruque (100 a.D.) - Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do profeta Jeremias, numa exortação aos judeus quando da destruição de Jerusalém. Porém, é de data muito posterior, quando da segunda destruição de Jerusalém, no pós-Cristo.
Traz entre outras coisas, a intercessão pelos mortos - 3:4.diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4);
Epístola de Jeremias
A Oração de Manasses É um curto escrito de 15 versos que relata uma oração de penitência do rei Manassés de Judá enquanto esteve preso pelos assírios. O rei Manassés é registrado pela Bíblia como sendo um dos reis mais idólatras de Judá em todos os tempos (II Reis 21:1-18), mas quando foi tomado cativo pelos assírios, se arrepende e clama misericórdia a Deus (II Crônicas 33:10-17). Este livro pretende reproduzir a oração de Manassés a Deus neste momento.
 MACABEUS (100 a.C.) - Descreve a história de 3 irmãos da família "Macabeus", que no chamado período ínterbíblico (400 a.C. 3 a.D)lutam contra inimigos dos judeus visando a preservação do seu povo e terra.contém erros históricos e geográficos;
 II Macabeus(100 a.C.) - Não é a continuação do 1 Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeu.
Apresenta: 
· a oração pelos mortos - 12:44 - 46
· culto e missa pelos mortos - 12:43
· o próprio autor não se julga inspirado -15:38-40; 2:25-27
· intercessão pelos Santos - 7:28 e 15:14

Em 1538-39 o escritor pede desculpas pelos erros. Como poderiam ser livros 
inspirados se contêm erros e foram escritos em grego, uma vez que o Antigo Testamento está em hebraico e aramaico? Prova que estes livros foram escritos após o AT.
Acréscimo ao livro de Daniel Oração de Azarias, Cântico das Três jovens, História de Susana e História de Bel e o Dragão.

Numa pessoa vivente sabe exatamente por quem ou quando estes apócrifos foram escritos ou, quando eles foram inclusos entre os livros da Bíblia. Estes livros apócrifos têm assuntos secretos ou misteriosos. Livros de origem falsa ou ignorada. Estes livros estão entre AT. e NT.  Esses livros não estão na Bíblia hebraica (nosso AT.).

 Foram escritos depois de terem cessado as profecias, os oráculos e a revelação direta do AT. A certa altura, entretanto, esses livros foram acrescentados a Septuaginta (uma tradução grega da Bíblia hebraica que surgiu naquele período.)
Os livros apócrifos nunca foram reconhecidos pelos judeus como parte das Escrituras hebraicas. Os livros apócrifos nunca foram citados por Jesus, nem em qualquer parte do NT.
Lembremos que não era reconhecido pela igreja primitiva como canônico nem como divinamente inspirado.
Josefo rejeitou na sua totalidade.

                        Como apareceram em muitas Bíblias?
Quando a Bíblia foi traduzida para o latim, no século II a.C. o AT. foi traduzido do AT. hebraico, mas para a versão grega (septuaginta) Assim os livros apócrifos foram incluídos na versão latina antiga da Bíblia.
O período que presenciou a composição do material apócrifo foi permeado de turbulência política, militares, sociais e religiosas.
A “helenização” com a cultura pagã (helênico) estava propensa a introduzir tradições gregas no judaísmo ortodoxo. Estima-se que cada pessoa entre duas (judeus) eram escravos.
Os Romanos entraram na ÁSIA Menor 19 anos AC.
São livros de tesouro escondidos:
O manual de disciplina         O Rolo da Guerra           Nova Jerusalém          Rolo de Cobre

Embora os livros apócrifos do AT. Ter sido escritos já pelo fim do século IV a C. a maioria apareceu a partir do século II A.C..
Devido o fato de que pouquíssimos livros de qualquer tipo estavam em circulação naqueles dias, os palestinos tinham tendência a ler qualquer material literário que lhes chegasse às mãos.
Embora o Torá ou A Lei de Moisés sempre fosse reconhecido como padrão da ortodoxia teológica para os judeus, narrativas sobre paciência em tempo de perseguição ou relatos sobre maneira como os inimigos do povo de Deus recebeu sua justa recompensa nunca deixaram de exercer óbvia atração sobre aqueles que estavam sob o julgo de uma sociedade pagã.
Hoje o Pentateuco: Gn. Ex. Lv. Nm. e Dt.
Livros históricos: Josué a Ester
Livros Poéticos Sapienciais: Jó a Cântico
Livros Proféticos: Isaías a Malaquias.

A igreja católica Romana aprovou os apócrifos em 18 de Abril de 1546 como meio de combater a reforma protestante que começou com um padre teólogo Lutero.
Os protestantes combatiam violentamente às novas doutrinas romanistas do Purgatório, orações pelos mortos, Salvação mediante obras, etc. A indulgência era muito grande.

A Bíblia responde
 Examinais as Escrituras, porque vós julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testiflCam (Jo 5.39). Jesus ensinou a infalibilidade da Bíblia ao dizer: a Escritura não pode falhar (Jo 10.35). Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando (Dt 4.2). Eu, a todo aquele que ouve as palavras desta profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritoss neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro (Ap 22.18-19).



Dois fatores importantes devem ser guardados na mente, antes de deixarmos este assunto:
1 – Quanto mais as Escrituras são estudadas, mais somos convencidos de que elas são encerradas em si mesmas e absolutamente completas – revelando um plano perfeito do começo ao fim e não tendo nem superfluidade ou falta.

2 – O que é mais significante é que a Bíblia contém três advertências solenes contra qualquer tentativa de acrescentar palavras ao livro inspirado por Deus e esta significação é grandemente acentuada pelo fato de que a primeira das tais advertências foi escrita pelo primeiro de todos os escritores da Bíblia, enquanto que a terceira foi escrita pelo último dos escritores.
Moisés – que teve visão, dada pelo Espírito, do passado desconhecido, escreveu a primeira: Dt.4;2
Salomão – O homem mais sábio que viveu escreveu a segunda: Pv. 30:6
João – Para quem foi dada tão maravilhosa revelação do futuro, escreveu a terceira: Ap.22:18 a 1.

LEMBREMOS QUE A BÍBLIA DÁ O TESTAMENTO DE SI MESMA.

A teologia Bíblica é amiga do crescimento espiritual


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