Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O verdadeiro gigante está contigo

                          

Á vida é uma constante batalha. Durante nossa caminhada neste mundo encontraremos diversos gigantes com os quais teremos que lutar. Nossa vitória está em saber que o que está em nós é maior do que o que está no mundo. (1 Jo 4.4). 
2 Samuel 21.15-17 
“Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos, e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou. E Isbi-Benobe, que era dos filhos dos gigantes, e o peso de cuja lança tinha trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, este intentou ferir Davi.
Porém Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.”
Mais uma vez Davi e seus soldados vão para guerra. Não era uma batalha fácil. Lá está Davi em pleno combate, dizimando o exército filisteu – só que desta vez ele não tinha o mesmo vigor físico. Segundo os historiadores já havia se passado 50 anos desde que Davi matara Golias. Davi já estava com quase 70 anos de idade.Podemos ver o bom e velho Davi em combate, cabelos grisalhos, idade avançada. Ele se afasta um pouco para descansar, pois estava cansado. Tirou o capacete a couraça e sua espada. Coloca-os de lado e deita para descansar. Vendo-o naquele estado, Isbi-Benobe um gigante filisteu, morador da montanha, filho de Zeruia, e tinha, além da espada, um dardo, que pesava trezentos siclos, aproximadamente seis quilos, correu para ele, e tentou matá-lo. Na situação em que Davi se encontrava, nem seria necessário usar a lança de 300 siclos de cobre. Bastava um golpe com a espada virgem do gigante, Davi morreria, sem escapatória.
     Segundo os historiadores também, de repente do alto de uma colina Abisai, um dos companheiros mais leais de Davi. Filho de Zeruia, vê aquela cena, o seu rei prestes a ser morto. Abisai se joga colina abaixo como uma providência de Deus fere o gigante que cai morto. Abisai matou o gigante. O auxílio veio do alto.  

Tal episódio me faz refletir um pouco sobre nossa jornada. Por vezes somos desafiados em batalhas tão sombrias que nos deixam exaustos. Isso mesmo! É impressionante Quando estamos cansados discípulos de Isbi-Benobe aparecem tira proveito e nos ataca. Eles se proliferam em velocidade assustadora. Pessoas que querem se aproveitar da nossa fragilidade. Se estivermos passando por um vale, devemos lembrar que o nosso chamado é individual. Deus nos ungiu com óleo, com a verdade, com a capacidade. Eu sou de Jesus. Sl. 89:3 “Fiz um concerto com o meu escolhido”. Deus fez uma aliança conosco e jamais se romperá. O nosso potencial vem do Senhor. A graça de Deus! O engano não vai tirar a nossa unção. Não importa a crise que estamos enfrentando. Foi Deus quem nos achou. E com Ele viveremos para sempre. No versículo 21 diz: “com ele, a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá.” O Senhor vai nos abraçar nos conduzir no caminho estreito de cabeça erguida.
 A batalha nos mostra o quanto precisamos de amigos. Não podemos nos isolar em nossas casas, nos fechar no nosso "mundo" e viver esta individualidade bruta que insiste em caracterizar nossa geração. Precisamos de Abisai, pois Isbi-Benobe já o temos em fartura. A "espada virgem" do inimigo está bem ali, nos cercando, aguardando nosso momento de fragilidade, aquele momento em que nada podemos fazer senão nos render ao pecado. "O perigo mora ao lado". Isbi-Benobe procura com insistência "apagar a lâmpada de Israel".
Depois desse combate o povo de Israel fez uma reunião e disseram a Davi: “O senhor não sairá mais a guerra conosco, vai ficar em casa para que não se apague a lâmpada de Israel”.
Não importa qual o gigante que está nos afrontando ou as circunstâncias que nos cerca. Deus vai enviar um Abisai para te ajudar. A vitória é certa. O Gigante Está Conosco! As Sagradas Escrituras dizem:
- “O Senhor pelejará por vós…” (Ex 14.14).
- “O Senhor é varão de guerra…” (Ex 15.3).
- “… do Senhor é a guerra…” (1Sm 17.47).
- “… mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.” (2 Rs 6.16).
- “Nesta peleja não tereis de pelejar…” (2Cr 20.17ª).
- “… porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e guerrear nossas guerras…”
 (2Cr 32.7,8).
- “… maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. (1Jo 4.4).
- “… Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

Quando as forças do inimigo ameaçar invadir nossa vida ou quando enfrentarmos situações de desesperança: Não temas, nem vos assusteis… pois a guerra não é nossa, mas de Deus.” (2Cr 20.15b). “… Não temas, nem vos assusteis… porque o Senhor (0 Gigante) é convosco.” (2Cr 20.17b). 

Segundo a Bíblia Davi foi um homem de Guerra. Ele lutou contra:
O leão e o urso e protegeu as suas ovelhas.
Ele lutou contra o desprezo dos seus irmãos.
Ele lutou contra o grande gigante Golias. Um homem com quase três metros de altura.
Sua couraça pesava aproximadamente 90 Kg.Sua lança pesava aproximadamente 12 Kg.e Davi Triunfa Sobre Golias.ao matá-lo com uma funda e uma pedra.(1 Sm 17.50). 
Ele lutou com o mau humor e falta de respeito de sua esposa Mical.
Lutou contra a insanidade de seu Sogro Rei Saul.
Lutou contra os inimigos do povo de Deus.
Lutou para Unificar a nação de Israel.
Lutou contra a rebeldia de seu filho Absalão que queria usurpar o seu REINO

Comigo, Contigo e Conosco Está o Gigante!
Jeová-Sabaoth – O Senhor dos Exércitos.” (1Sm 17.45). 
Deus-Jeová “O Eterno Eu Sou.” (Êx 3.14).
Jeová-Elyon “Deus Altíssimo…” (Sl 18.13; 97.9).
El-Shadai – “Deus Todo-Poderoso…” (Gn 17.1).
Jeová-Elohim – “… Deus Forte… o Senhor poderoso na guerra.” (Sl 24.8).
Emanuel – “Deus Conosco.” (Mt 1.23).
Eu não sei qual gigante que está te afrontando, saiba de uma coisa o verdadeiro gigante está contigo. Aquilo que apresenta ou representa ser um gigante na sua vida vai cair por terra hoje, em nome do Senhor dos Exércitos! 
Estamos em meio a uma guerra espiritual. Se estamos cansados, não paremos e nem nos isolemos pode ser perigoso. Antes, clamemos ao Senhor dos Exércitos e Ele nos ajudará!Deixemos vir o livramento do alto. Deus vai fazer o milagre agindo na nossa vida. Fracasso e derrota não são dos servos do Senhor. Somos vencedores no Sangue de Jesus!Olhemos o pacto que Deus fez por nós, levantemos a cabeça e louvemos ao Senhor!

                  Curiosidade
Isbi-benobe 
Hebraico - Habitante de Nobe. O meu lugar em Nobe.
Significado do nome Abisai: SERVO DE DEUS.

A seguir uma análise da família dos gigantes de Gate:
Pai:
* Rapha (2 Samuel 21:22) O nome do gigante nesta passagem é derivado
da palavra hebréia Rapha (cru-faw ')
* Vivia em Gate e tinha 5 filhos gigantes (1 Crônicas 20:8.)

Filhos:
Golias
* Vivia em Gate (1 Samuel 17:23)
* Aproximadamente que tinha de altura seis côvados e um palmo. (Samuel 17:4)
* Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de
escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. (1Samuel 17:5)
* E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de
bronze entre os seus ombros (1 Samuel 17:7)
* Possui uma espada notável (1 Samuel 21:9)
* Davi o matou (1 Samuel 17:50-51)


Isbi-Benobe
* Um dos filhos de Rapha de Gate. (2 Samuel 21:16)
* Teve uma lança que tinha o peso de trezentos siclos de bronze (2 Samuel 21:16)
* Carregou uma espada nova na batalha contra Davi. (2 Samuel 21:16)
* Abishai o matou. (2 Samuel 21:17)

Safe
* Sipai nomeado em 1 Crônicas 20:4, e também como Safe (2 Samuel
21:1Cool.
* Um dos filhos de Rapha de Gate. (2 Samuel 21:18, 1 Crônicas 20:4)
* Morreu na batalha de Gob pelo servo de David, Sibecai. (2 Samuel
21:18, 1 Crônicas 20:4)

Lami
* Lami (1 Crônicas 20:5).
* Irmão de Golias. (1 Crônicas 20:5, 2 Samuel 21:19)
* lança tinha a haste como órgão de tecelão,. (1 Crônicas 20:5, 2 ;Samuel 21:19)
* Outros servos de Davi o mataram, El-Hanã. (1 Crônicas 20:5, 2 Samuel 21:19)

O homem de grande estatura.
* Os servos de Davi lutaram com ele em Gate. (2 Samuel 21:20, 1
Crônicas 20:6)
* Teve seis dedos em cada mão e seis dedos em cada pé. (2 Samuel
21:20, 1 Crônicas 20:6)
* Era um dos filhos de Rapha. (2 Samuel 21:20, 1 Crônicas 20:6)
* Jônatas o matou. (2 Samuel 21:21, 1 Crônicas 20:7)

.Nilza Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative