Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

UM CONVITE MUITO ESPECIAL- 2 Samuel 19.31 - 39

2 Samuel 19.31-39 diz:
 “Também Barzilai, o gileadita, desceu de Rogelim e passou com o rei o Jordão, para acompanhá-lo à outra banda do Jordão. E era Barzilai mui velho, da idade de oitenta anos; e ele tinha sustentado o rei, quando tinha a sua morada em Maanaim, porque era homem mui grande. E disse o rei a Barzilai: Passa tu comigo, e sustentar-te-ei comigo em Jerusalém. Porém Barzilai disse ao rei: Quantos serão os dias dos anos da minha vida, para que suba com o rei a Jerusalém? Da idade de oitenta anos sou eu hoje; poderia eu discernir entre bom e mau? Poderia o teu servo ter gosto no que comer e beber? Poderia eu mais ouvir a voz dos cantores e cantoras? E por que será o teu servo ainda pesado ao rei, meu senhor? Com o rei passará teu servo ainda um pouco mais além do Jordão; e por que me recompensará o rei com tal recompensa? Deixa voltar o teu servo, e morrerei na minha cidade junto à sepultura de meu pai e de minha mãe; mas eis aí está o teu servo Quimã; que passe com o rei, meu senhor, e faze-lhe o que bem parecer aos teus olhos. Então, disse o rei: Quimã passará comigo, e eu lhe farei como bem parecer aos teus olhos, e tudo quanto me pedires te farei. Havendo, pois, todo o povo passado o Jordão, e, passando também o rei, beijou o rei a Barzilai e o abençoou; e ele voltou para o seu lugar.”
   Barzilai era um homem temente a Deus, justo, rico que em uma oportunidade abençoou a vida do rei Davi. Um senhor de 80 anos que recebe um convite muito especial do rei para ir morar com ele no palácio e ser sustentado e cuidado pelo rei Davi. Não são todos os dias que se recebe um convite assim.
Nós também recebemos este convite de um rei que quer cuidar de nós, que quer nos sustentar. Deus nos quer por completo, Ele não nos quer de vez em quando, nem como um conhecido, quer nos ver todos os dias, que estejamos em sua mesa todos os dias, quer ter mais intimidade conosco, quer ter aliança, comunhão...
Deus tem algo novo para nossa vida, e para viver isto precisamos se desprender daquilo que nos segura na comodidade, no desânimo. 
      Infelizmente, arrumamos desculpas para não aceitar o convite do rei. Desculpas que são na maioria das vezes, se não em todas, fornecidas pelo próprio inimigo.Desculpas que nos impedem de atravessar o rio e experimentar o novo de Deus em nossa vida.
Observemos o versículo 34 Barzilai começa a expor uma série de desculpas para não aceitar o convite do rei Davi. Ele estava vivendo uma aposentaria, já com 80 anos, esperava a morte, desanimado, sem perspectiva de vida, sem sonhos, orgulhoso, estava vivo, mas queria ser enterrado com seus pais!  O que isto tem a ver conosco?Até quando vamos continuar vivendo acomodado com a situação atual por medo de avançar para algo que ainda não conhecemos?
Deus tem algo novo para nossa vida. Se estivermos tristes, ele tem alegria. Ele pode reverter a situação em que vivemos e trazer prosperidade, um novo emprego, um novo salário, uma nova vida, um celeiro farto, um casa nova, um ministério cheio de unção... Mas enquanto nós ficarmos preso ao velho, ao passado, com medo do desconhecido, nunca vamos experimentar o novo de Deus na nossa vida. Vamos continuar com as mesmas roupas, com os mesmos problemas, vamos ficar só com vontade de ter, nunca seremos usados nas mãos de Deus... Vamos parar de dar desculpas, nos desprender de tudo que nos impede de avançar e atravessar o rio para viver o nosso de Deus em nossa vida.
Que rio seria este?Os rios da incredulidade, do medo, da segurança. Paremos de guardar coisas que nos prende no passado, não só na área emocional, sentimental, como também na física. O ministério é que sempre adotamos uma desculpa para não assumi-lo. Rompamos com desculpas, se desprendendo do que nos impede, de querer o novo, avancemos!O passado já passou e não volta mais. As escolhas que fizermos hoje irão sim determinar o nosso futuro.
Tem muita coisa prá fazermos ainda, Calebe com 85 anos foi à luta e declarava: Estou tão forte hoje com 85 anos como no dia da promessa a 45 anos. Ele iria enfrentar os maiores gigantes em Hebron, mas Ele olhava para o Rei dos reis e sabia que aquele que fez a promessa era fiel para cumprir o que prometera.
Abraão foi chamado aos 75 anos para ser pai de uma grande nação e creu contra a esperança por 25 anos, somente aos 100 anos contrariando tudo, teve o filho da promessa.
 O que dizer de Moisés que foi chamado aos 80 anos para enfrentar o Faraó do Egito e libertar o povo de Deus.
 Os gigantes que enfrentamos têm a proporção da recompensa que vamos ter. Eu não sei qual gigante que está te afrontando, saiba de uma coisa o verdadeiro gigante está contigo. Os gigantes sempre estarão lá, como você se posiciona determina a sua vitória ou não. Aquilo que apresenta ou representa ser um gigante na sua vida vai cair por terra hoje, em nome do Senhor dos Exércitos! Levantemos, saiamos do nosso comodismo e atravessemos o rio e vivamos o novo de Deus para nossa vida. Aceitemos o convite de Deus para sermos sustentado por Ele.
Nilza Cardoso 08/12/2010
Baseada na pregação que ouvi ontem na igreja pelo pastor Estevão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative