Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Isaías 55:1-13 ----- Convite ------ Graça oferecida a todos

  
O evangelho antecipado. As palavras do capítulo 55 de Isaías façam-nos lembrar de Jesus no grande dia da festa do Tabernáculo.
       Festa dos Tabernáculo (Lv. 23:33 a 44) Esta é a maior festa de Israel. Realizava-se de quinze a vinte e um do mês de Tisri. A grande importância dela pode ser comprovada pelo elevado números de animais sacrificados. Durante sete dias o povo habitava em tendas em memória de sua peregrinação no deserto. Para a igreja é um memorial semelhante à ceia do Senhor.
Esta festa era: a) uma profecia para Israel, por ser um memorial da redenção do Egito e uma profecia acerca do descanso milenal de Israel depois da sua restauração (festa das trombetas) e do seu arrependimento e conversão (dia da expiação) (Zc. 14:16 a 21).

b) Uma lição para o crente É dever de cada crente regozijar-se continuamente no Senhor por Sua preciosa redenção, bem como por todas as provisões divinas em nossa peregrinação rumo a Jerusalém celestial.  
“SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM E BEBA (JOÃO 7:37)

V.1) Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite Ó vós, todos os que tendes sede. - Uma condição essencial à salvação é: fome e sede espirituais por perdão e comunhão com Deus (Jo 4.14; 7.37), com base na morte sacrificial do Messias-Servo (cap. 53). Devemos arrepender-nos dos nossos pecados e aproximar-nos de Deus pela fé. Também, a fome e sede de justiça de Deus, e do seu poder, são condições essenciais para recebermos a plenitude do seu Espírito. Vinde. - Os israelitas, que abandonaram a Deus e à sua justiça, são convidados a voltar a Ele, para serem restaurados à comunhão e à bênção.

Evangelho de Graça - E vós que não tendes dinheiro – Tudo é oferecido sem dinheiro e sem preço.

É um evangelho de fé e não de obras – A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.

É o evangelho de cristo - Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos. (V.4) Deus tem dado como príncipes e comandante dos povos para ser o capitão da sua salvação.
V.6 ) Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. O pecador deve buscar a Deus, enquanto está em vigor a sua promessa de ouvi-lo (Jr. 29.13,14; Os 3.5; Am 5.4,6, 14). O tempo para se receber a salvação aqui, tem limite ( 2 Co 6.1,2); chegará o dia em que Ele não será achado ( Hb 3.7-11).

V.7 ) Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.Os que procuram acham e todos os que invocam recebem a misericórdia.

V.8) Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos. Os pensamentos e os caminhos de Deus não são os do homem natural. Mas a mente e o coração podem ser renovados e transformados quando se vive para Deus (Rm 12.1,2); então os nossos pensamentos e conduta começam a conformar-se com os dEle. Nosso maior desejo deve ser viver de tal modo como Jesus viveu, para que tudo quanto fizermos agrade a Deus. Isso poderá fazer mediante a nossa conformação à sua Palavra, e pela obediência à orientação do Espírito Santo.
V.11) A [minha] palavra... não voltará para mim vazia. O poder e a eficácia da Palavra de Deus são para sempre infalíveis. Esta Palavra é vida espiritual para quem a recebe; ou condenação, para quem a rejeita.
É um evangelho de gozo - V.12 Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, me todas as árvores do campo baterão palmas.Quem recebe assim cantando como o eunuco de Etiópia. (Atos 8:39)
É um evangelho frutífero
V.13) Em lugar do espinheiro, crescerá a faia, e, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso será para o SENHOR por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.Em lugar do espinheiro nascerá o cipreste, e em lugar da urtiga, nascerá a murta. As obras da carne cedem p lugar ao fruto do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative