Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As viagens de Paulo

AULA 04
                                            A PRIMEIRA VIAGEM 
1. Partindo de Antioquia. A jovem e florescente igreja de Antioquia resolve enviar a Barnabé e a Paulo como missionários.
O primeiro porto de escala na primeira viagem missionária. 
O objetivo deles eram fundar igrejas.Então começaram em Salamina, na ilha de Chipre, terra natal de Barnabe. Este fato, juntamente com a freqüente apresentação que a Bíblia faz desses missionários como “Barnabé e Saulo” indica que Paulo desempenhava papel tinham “João [Marcos] como auxiliar” (At 13:5).
Mas, exatamente neste ponto, aconteceu algo que causou muita dor de cabeça aos três. O ajudante, João Marcos, “apartando-se deles, voltou para Jerusalém” (At 13:13), onde morava.
 A Bíblia não nos diz por quê, embora seja natural conjeturar que lhe faltaram coragem e confiança. A súbita mudança dos planos de Marcos causaria, mais tarde, conflito entre Paulo e Barnabé.Esta viagem durou cerca de dois anos (entre 46 e 48 d.C.)
O êxito de seus esforços missionários nessa ilha incentivou Paulo e seus parceiros a avançar para território mais difícil. Fizeram uma viagem mais longa por mar, desta vez até Perge,já em terras continentais da Ásia Menor. Dali Paulo pretendia viajar pelo interior numa missão perigosa até à Antioquia da Pisídia.
 Logo entraram no continente, passando por Perge e Panfília, indo imediatamente para Antioquia da Pisídia, na Galácia do Sul.

2. Antioquia da Pisídia. Em Antioquia, Paulo tomou-se o porta-voz e criou-se um padrão conhecido de todos. Nessa cidade Paulo e Barnabé começaram a pregar numa sinagoga (13.14).
 Uns creram e se regozijavam e receberam a palavra, insistindo que Paulo retornasse no sábado seguinte para continuar o assunto. outros a rejeitavam e provocavam oposição.
Mas o número dos assistentes foi grande no sábado seguinte, e isso causou inveja nos judeus, resultando em perseguição.Paulo e Barnabé foram expulsos da cidade (At 13.42-46).

3. Listra, Icônio e Derbe. A cura de um coxo em Listra serviu como ponto de apoio para a pregação do evangelho (14.8-10).
Em Listra ele foi apedrejado e dado por morto (At 14:19),mas sobreviveu e pôde prosseguir. Paulo e Barnabé. Até a cidade Derbe (14.20), e retornaram para o ponto de partida, visitando as igrejas em Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia (14.22) e estabelecendo obreiros nativos, frutos do trabalho missionário.
A visita de Paulo e Barnabé a Derbe completou a sua primeira viagem.Logo Paulo resolveu percorrer de novo a difícil rota sobre a qual ele tinha vindo, a fim de fortalecer, encorajar e organizar os grupos cristãos que ele e Barnabé haviam estabelecido.

                                      A SEGUNDA VIAGEM
1. Objetivo da segunda viagem. Na Segunda viagem, Silas foi companheiro de Paulo. O objetivo era duplo, revisitar as igrejas da Galácia do Sul, que Paulo fundara juntamente com Barnabé na primeira viagem (15.36; 16.1-6; Gl 1.2), e abrir novas frentes de trabalho, ou seja, fundar mais igrejas locais (v.6). O apóstolo não pretendia ir para a Europa; sua intenção era ir para Ásia: “foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia” (16.6). Depois Paulo intento ir para a Bitínia, mas novamente foi impedido (16.7), sendo em seguida impulsionado a rumar para  Trôas. 
Então “Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas” (Atos 15:40, 41).
 Depois de nova visita a Derbe, o último ponto visitado na primeira viagem, Paulo e seu grupo prosseguiram até Listra para ver seus convertidos nesta cidade.
 Aqui Paulo encontrou um jovem cristão chamado Timóteo (Atos 16:1),e viu nele um substituto potencial para Marcos.

2. As igrejas européias. A viagem continuou ao longo da grande estrada romana que corre para o Ocidente através das principais cidades da Macedônia. O apóstolo Paulo visitou muitas cidades européias do mundo grego, durante a sua segunda viagem. Aqui mencionamos apenas as cidades em que ele fundou igrejas.
 Em Filipos, começou a igreja na casa de Lídia (16.14,15,40);
Desde Filipos até Tessalônica - Em Tessalônica,começou pregando numa sinagoga (17.1,2) Durante três semanas, Paulo falou na sinagoga de Tessalônica; e de Tessalônica a Beréia. (17.10-12). depois foi para Atenas, centro da erudição grega, e cidade onde dominava a idolatria (At 17:16).  
Em Atenas o trabalho começou numa sinagoga, e depois continuou nas praças e no centro acadêmico da cidade, o areópago (17.17-19). 
Incansável, ele partiu para Corinto. Em Corinto teve início na sinagoga,como sempre, depois teve de sair dela, e foi para a casa de Tito Justo, recebendo apoio de Crispo, principal da sinagoga,que creu no Senhor Jesus (18.4-8). Essa viagem durou cerca de três anos (entre 49 e 52 d.C.).
  Sua primeira e grande missão no mundo gentio estendeu-se por quase três anos. Depois ele voltou a AntioquiaApós uma curta permanência em Antioquia, Paulo partiu em suaterceira viagem missionária no ano 52 d.C. 
Desta vez suas primeiras paradas foram na Galácia e na Frígia. Depois de visitar as igrejas em Derbe, Listra, Icônio e Antioquia, ele resolveu fazer algum trabalho missionário intensivo em Éfeso, a capital da província romana da Ásia. Estrategicamente localizada para comércio, era superada somente por Roma, Alexandria e Antioquia em tamanho e importância.Como resultado dos trabalhos dePaulo ali, ela tornou-se a terceira mais importante cidade na história do Cristianismo primitivo  Jerusalém, Antioquia, depois Éfeso.

TERCEIRA VIAGEM (e considerada por alguns tem a  QUARTA)
Paulo chegou a Éfeso para empreender o que provou ser as mais extensas e exitosas de suas atividades missionárias em qualquer localidade. Mas esses anos lhe foram estrênuos. Visto que ele sustentava a si próprio trabalhando em sua profissão, seus dias eram longos. Seguindo o costume dos trabalhadores de um clima tão quente, ele levantava-se antes de raiar o dia e começava a trabalhar. As horas da tarde ele as empregava no ensino e pregação, e é provável que também as horas vespertinas. Isto ele fez “diariamente” durante “dois anos”. 
Em sua própria descrição desses trabalhos, Paulo acrescentaque ele não só ensinava em público, mas “também de casa em casa”(At 20:20). Teve êxito — muito bom êxito. Somos informados de “milagres extraordinários” (At 19:11) ocorridos durante essesdias agitados em Éfeso. A nova fé causou tal impacto sobrea cidade que “muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos” (At 19:19). Isso suscitou o ódio dos adoradores pagãos, temerosos de que os cristãos solapassem a influência de sua religião

1. A igreja de Éfeso. Seu propósito era visitar as igrejas para confirmar e fortalecer os discípulos (At 18.22,23). Fez o mesmo caminho da segunda viagem: Galácia do Sul, região frígio-gálata, chegando a Éfeso, onde havia estado no fim de sua segunda viagem, ainda que tenha permanecido não mais que três dias na cidade (18.19-21). Na terceira viagem encontrou um grupo de 12 novos convertidos, que conheciam apenas o batismo de João (19.1-7). Por essa cidade havia passado Apolo (18.24)que fora instruído por Áqüila (18.26). Nessa oportunidade, o apóstolo ficou três anos na cidade (20.31). A viagem durou cerca de quatro anos (entre 53 e 57 d.C.). 

2. A cidade de Éfeso. Capital da província romana da Ásia era a cidade mais importante da região e cruzamento de rotas comerciais.Nela estava o templo da deusa Diana (19.35), chamada pelos romanos de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Atualmente a cidade está em ruínas, e encontra-se localizada na região da Anatólia, Turquia. 

3. A viagem para Roma. Paulo partiu de Cesaréia Marítima como prisioneiro, pois havia apelado para César (At 25.11; 26.32).
 Foi uma viagem muito conturbada, por causa do mau tempo, o apóstolo não perdeu a oportunidade: evangelizou os demais presos e a tripulação do navio que, em Malta, naufragou. Apesar dos danos materiais, ninguém pereceu. Nessa ilha, o apóstolo fundou uma igreja. Depois embarcou para Roma, aonde chegaria em 62 d.C. A viagem está registrada em Atos 27 e 28. Paulo ignorou as advertências sobre os perigos que o ameaçavam se ele aparecesse de novo em Jerusalém. Ele achava que era decisivo voltar em pessoa, como portador da oferta das congregações gentias.
Ele estava “pronto não só para ser preso, mas até para  morrer em Jerusalém, pelo nome do Senhor Jesus” (At 21:13). De modo que Paulo foi de novo a Jerusalém, e Lucas escreve 
que “os irmãos nos receberam com alegria” (At 21:17). Mas espreitando nas sombras estava uma comissão de recepção com intenções diferentes.

4. Paulo em Roma. Enquanto aguardava a audiência com Nero, o apóstolo atendia os irmãos em casa alugada (At 28.30). A história de Paulo não termina aqui. O que se sabe, além da interrupção que Lucas faz de sua narrativa, são alguns detalhes que o apóstolo dá em suas cartas ou então por intermédio dos escritos dos Pais da Igreja.Seu caso foi examinado e ele foi absolvido. Nessa ocasião, se diz que ele cumpriu seu desejo de pregar na Espanha (Rm 15.28). Nas redondezas de Roma, fez um grande trabalho.
NILZA CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative