Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

materiais usados para escrita-Introdução à Bíblia







PEDRA - (Ex.24:12) Muitas inscrições famosas encontradas no Egito e Babilônia foram escritas em pedra.Deus deu a Moisés os Dez Mandamento escritos em tábua de pedra (Ex.31:18);34:1 a 28).Dois outros exemplos são as Pedra Moabita (850 a.C.) e a inscrição de Siloé, encontrada no túnel de Ezequias, junto ao tanque de Siloé(700 a.C.)


ARGILA - O material da escrita predominante na Assíria e Babilônia era a argila, preparada em pequenos tabletes e impressa com símbolos em forma de cunha chamados de escrita cuneiforme, e depois assada em um forno ou seca ao sol. Milhares desse tablete foram encontrados pelas pás dos arqueológicos. (Ezequiel 4:1).


MADEIRA – Tábuas de madeira foram bastante usadas pelos antigos para escrever. Durante muitos séculos a madeira foi a superfície comum para escrever entre os gregos. Alguns acreditam que este tipo de material de escrita é mencionado em Isaías 30:8 e Habacuque 2:2.


COURO – Talmude judeu exigia especificamente que as escrituras fossem copiadas sobre peles de animais, sobre couro. É praticamente certo, então, que o A.T.foi escrito em couro.Eram feitos rolos, costurados juntas as peles que mediam de alguns metros a 30 perpendiculares ao rolo.Os rolos, entre 26 e 70 cm de altura, eram enroladas um ou dois pedaços de pau.



PAPIRO –- Um tipo de junco ou cana é quase certo que o N.T. foi escrito sobre o papiro, por ser este o material de escrita mais importante na época. O papiro é feito cortando-se em finas seções delgadas de cana de papiro, empapando-as em vários banhos de água, e depois sobrepondo-as umas às outras para formar folhas.Uma camada de tiras era colocada por sobre a primeira, e depois as punham numa prensa, a fim de aderirem uma às outras. As folhas tinham de 15 a 38 cm de altura e 8 a 23 cm de largura. Rolos de qualquer comprimento eram separados colocando juntas as folhas. Geralmente mediam cerca de 10 cm de comprimento.


PERGAMINHO OU VELINO - peles de animais, limpos. Velino começou a predominar mediante os esforços do rei Eumenes II, de pérgamo (197 – 158 a.C.) Ele procurou formar sua biblioteca, mas o rei do Egito cortou o seu suprimento de papiro, sendo-lhe então necessário obter um novo processo para o tratamento de peles. O resultado é conhecido como velino ou pergaminho. Embora os termos sejam usados intercambiavelmente, o velino era preparado originalmente com a pele de bezerros e antílopes, enquanto o pergaminho era de peles de ovelhas e cabras. Obtinha-se assim um couro de excelente qualidade, preparado especial e cuidadosamente para receber escrita de ambos os lados. Este tipo de material foi utilizado centenas de anos antes de Cristo e, por volta do século IV a.D., ele suplantou o papiro. Quase todos os manuscritos conhecidos são em velinos. 


CÓDICE - um tipo de livro. Folhas soltas costuradas em si.
Não se pode exagerar a dívida de gratidão que nós devemos aos judeus, pelo cuidado deles em extremo, na preparação e preservação dos manuscritos do VT. Nem das regras que eles exigiam de cada escriba. 



2 comentários:

Google Analytics Alternative