Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

INTRODUÇÃO A BÍBLIA - LIÇÃO 04- Redenção do homem


O tema central da Bíblia é a REDENÇÃO DO HOMEM.

A BÍBLIA é a Palavra de Deus. Existem várias concepções sobre a Bíblia.
A) LIBERARISMO – A BÍBLIA CONTÉM. Este estes teólogos dizem que certas partes da Bíblia são divinas, expressam a verdade, mas outras partes são obviamente humanas e apresentam erros.

B) NEO-ORTODOXIA – A BÍBLIA TORNA-SE Estes teólogos afirmam que Deus fala aos homens mediante a Bíblia. As escrituras tornam-se palavra de Deus num encontro entre Deus e o homem.
Os dois principais representantes foram: Karl Barth (1886 – 1968) e Emil Brunner (1889 – 1966).
A NEO-ORTODOXIA geralmente defende que: enquanto a Bíblia passa a TORNAR-SE a Palavra de Deus, ela não é a Palavra de Deus, mas apenas um testemunho humano falível acerca de Cristo. As Escrituras TORNAM-SE a Palavra de Deus, num encontro pessoal entre Deus e o homem. Assim, Deus se revela na bíblia nos encontros pessoais; não, porém, de maneira proposicional.

C) RACIONALISMO – Há, pelo menos, duas concepções de racionalismo.
1- Forma Extrema: Nega a possibilidade de qualquer revelação sobrenatural.
 2- Forma Moderada: Admite a possibilidade da revelação, mas a revelação fica sujeita ao juízo final da razão humana.

D) MISTICISMO: A experiência tem a mesma autoridade da Bíblia. Em alguns círculos a Escritura só é usada, distorcidamente, para apoiar as experiências. Tanto o pentecostalismo como o neo-pentecostalismo são graduados nisso.

Tem mais concepções.
A BÍBLIA é a Palavra de Deus, o livro da alma Não deve ser guardado numa biblioteca. Devemos conservá-la sempre na cabeceira à mão.
 Na época atual caracteriza-se por descrença em que tudo o que é de Deu A Bíblia é a Palavra de Deus, O Livro Santo, o Grande Poder contra o diabo, Alumia a nossa fé e reverdece em nós a esperança da glória.
Dela tiramos:
Água para minha sede da verdade;
Luz nas trevas dúvidas;
O pão para fome do consolo;
Bálsamo para as dores e agonias.

 O estudo das Escrituras é o meio principal do homem natural vir a conhecer a Deus, e a Sua vontade para com a sua vida, e a maneira do crente conhecer o propósito santificador de Deus para si e para todos os salvos.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Há uma opinião moderna sustentada pelos intelectuais que diz: Cremos que a Bíblia, é não um relato do homem sobre seus esforços para encontrar a Deus, porém a Narração do esforço de Deus por se revelar ao homem. A Bíblia é o registro do próprio Deus, quanto ao seu trato com os homens. A Bíblia é a revelação de Deus que de si mesmo fez a raça humana. A Bíblia é a vontade revelada de Deus (do criador) transmitida ao homem pelo próprio criador, para lhe servir de instrução e direção nos caminhos da vida.

Voltaire – O gnóstico francês que morreu em 1778 disse que em 100 anos o cristianismo seria uma religião esquecida. “Uma religião varrida da existência e transformada em história.”50 anos após a morte de Voltaire a Sociedade Bíblica de Genebra, estava usando a impressora dele para imprimir Bíblias e sua casa foi alugada para estocar “Bíblias”. Este livro não pode ser destruído porque aquilo que é sobrenaturalmente vivo não morre. E nenhuma tentativa não importa quão bem feita seja, irá destruir a Palavra de Deus. Aleluia!

Um crente vendendo Bíblia na África encontrou um homem que lhe disse: Eu fico com um exemplar deste, mas é para acender meu cigarro. O vendedor disse: Eu lhe dou este exemplar do Novo Testamento para você acender seu cigarro com uma condição... Toda vez que você for acender o cigarro leia a página primeiro. O homem aceitou o desafio. Ele leu Mateus, Marcos Lucas... E acendia o cigarro, mas... Quando chegou a João 3:16 -  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.A vida dele foi totalmente transformada. Passaram-se 15 anos, ele se tornou um evangelista de tempo integral. Numa palestra que estava ministrando, ele do palco chamou um homem que fora assistir, e disse que se hoje ele era este homem de Deus era devido a um exemplar ganho por aquele homem. Que maravilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative