Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Introdução a Bíblia- Lição 05- Porque devemos estudar a Bíblia?

Devemos estudar a Palavra de Deus porque ela serve de base para nossas vidas. “Um furacão corta e dilacera, e apenas as fundações sólidas sobrevivem a esta fúria desenfreada. Contudo, estas bases podem ser usadas para a resconstrução após a tempestade”. Em qualquer tipo de reconstrução a base é vital importância. Ela precisa ter profundidade e solidez suficientes para suportar o peso da construção e outras pressões. É fácil pensarmos que temos todas as respostas. Na verdade, apenas Deus conhece exatamente o porquê dos acontecimentos, e precisamos submeter-nos à sua soberania.

Nós vamos juntos investigar a única fonte que nos revela a maneira inquestionável de toda esta maravilhosa história: A BÍBLIA SAGRADA. De fato, iremos juntos, como um alpinista, a misteriosa Montanha Profética desde Adão até hoje.

O monte Everest tem 8000 metros do nível do mar, no Himalaia. Próximo à base da montanha a ser escalada, é montado um acampamento com todos os equipamentos necessários à sobrevivência.
 Por quê? Porque uma escalada sempre começa pela BASE da montanha. Não se trata de um passeio, principalmente onde há neve, gelo e perigo de avalanches. Sim, belas paisagens, mas devemos tomar cuidado. É verdade que estamos apenas começando nossa escalada. Muita coisa bela irá contemplar à medida que formos subindo. Vamos começar pela base. Nenhuma escalada é fácil, mesmo cravando-se os espigões de ferro e estando amarrados às cordas de um guia competente.
Em Oséias 11:4: Atraí-vos com cordas humanas, com laços de amor...Quem será o nosso guia nesta escalada? Ora será o melhor de todos: O Senhor Jesus Cristo.
É promessa para nós: Is.48:17 – “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel. Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.
Se confiarmos em nosso guia, chegaremos ao topo da montanha.
Não se esqueça que os professores também são guias assistentes, aonde o Espírito Santo vai nos ajudar a subir olhando para o Senhor.
II Timóteo 2:15 – Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Maneja – ou proclama sem rodeios, a palavra grega pode referir-se à ação de traçar retamente um sulco (ou caminho). Aqui relacionada com II Tim. 2:14 – significa proclamar o evangelho sem desvio.
-Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.

Porque devemos estudar a Bíblia?
Em Oséias 4:6 diz “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento”.
Oséias 6:3 – “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor”.
Daniel 11:32 – “Mas o povo que conhece o Seu Deus se esforçará (tornará forte e ativo ) e fará proezas.”
Mateus 22:29 – “Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.”(Não devemos criar doutrinas, heresias, a respeito de Deus ).

Devemos estudar a Bíblia por que:
 - Ela é o único manual para sua vida cristã e para o trabalho do Senhor. Ela é a constituição do povo de Deus.
- Ela é a Palavra de Deus.             
- O livro Santo.                      
 - Alumia o nosso coração.        
 - O grande poder de Deus que desfaz todo o poder do diabo                 
 - Edifica o caráter
- Transmite alegria.              
- Supera a adversidade.                               
- Realiza milagres.     
- Reverdece em nós a esperança da glória.                         
- Alimenta nossa alma e espírito.
- Produz mudanças.          
- Transforma circunstancia.           
- Fará mais sábio o entendido.
- Ela é o instrumento que o Espírito Santo usa.     

Conhecimento é bom mais há uma grande diferença entre saber algo e ter sabedoria para aplicar esta sabedoria. Podemos acumular conhecimento, mas sem sabedoria, o nosso conhecimento será inútil.
Devemos por em prática o que conhecemos.
A sabedoria é um dom de Deus, desenvolvido prontamente pela experiência e pela reflexão.
         A experiência do dia a dia é também fonte inesgotável de sabedoria para aqueles que andam com os olhos abertos.
Por isso o sábio observa a realidade, julga aqueles que vêem e finalmente comunica aos seus discípulos aquilo que ele mesmo aprendeu do seu relacionamento pessoal com o mundo.
 Salomão pediu a Deus Sabedoria I Rs.3:16 – Ele julga  a causa de duas mulheres.
- Leio a Palavra de Deus porque faz crescer a nossa fé.
- Estudar a Palavra de Deus é um requisito primordial para Deus responder às nossas orações e estarmos cheio de Sua Palavra (João 15:7) Se vós estiverdes em mim e a minha palavra estiverdes em vós pedireis TUDO o que quiseres e vos será feito.
- Devemos ler a Bíblia todos os dias (ela é alimento do corpo, traz paz a alma e espírito).
- Ler a Bíblia com atitude mental e espiritual. - Há sempre algo especial para você – Deus fala através da sua palavra.
- Ler devagar – orando – meditando – saboreando (comendo)
- Às vezes estudamos muito e aprendemos (retemos) pouco ou nada. Porque isto acontece? É pelo fato de estudarmos sem ordem nem método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative