Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SANSÃO Juízes 14




E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: 
Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus, porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel

14.4 ISTO VINHA DO SENHOR Esta declaração não significa que a intenção de Sansão casar com uma incrédula vinha do Senhor. Essa sua inclinação vinha do seu próprio desejo de querer companheirismo conjugal fora do povo de Deus (Tg 1.13,14 )Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência). Deus, no entanto, serviu-se desse mal na vida de Sansão como ocasião para cumprir seu propósito contra os filisteus; Gn 50.20 - Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande).

O costume de não encontrar matrimônio com mulheres estrangeiras Era muito antigo em Israel (Êx.34:16;Dt.7:3 a 4;Js.23:12 e 13). Já nas tradições patriarcais encontravam-se testemunhos claros desses costumes (Gn.24:3 e 4;Gn. 27:46;26:1 a 2).

Os pais de Sansão opuseram-se a este casamento por dois motivos

1)Era contra a lei de Deus
 Êx.34:15 a 17;Dt 7:1 a 4. Um Exemplo do que acontece quando os israelitas se casavam com pagãos pode ser encontrados em Juízes 3:5 a 8 - Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; e serviram a seus deuses.

 E os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do SENHOR, e se esqueceram do SENHOR, seu Deus, e serviram aos baalins e a Astarote.Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu em mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim durante oito ano.
O sincretismo entre Israel e o povo cananeu através de casamentos mistos quase destruiu a identidade dos israelitas como um povo separado de Deus. Esses casamentos foram proibidos no concerto entre Israel e o Senhor.

2)Os filisteus eram os maiores inimigos de Israel. O casamento com uma odiada filistéia seria a desgraça da família de Manoá. Mas o pai de Sansão cedeu ao pedido do filho e permitiu o casamento, embora tivesse o direito de recusá-lo.

Observe CAPÍPULO 13: 1
 e os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por 40 anos...

É triste alguém ser lembrado por algo de errado que porventura fez na vida. Sansão possuía um grande potencial. 
Muitas pessoas iniciaram suas vidas com características semelhantes às dele. Nascido como resultado da promessa de Deus – salvaria Israel dos filisteus. Para ajudá-lo a realizar aquela determinação divina, ele recebeu uma enorme força física.

.
Sansão desperdiçou sua vida. 
Poderia ter fortalecido a sua nação. Poderia ter retornado ao seu povo para adoração a Deus. Poderia ter acabado com os filisteus.
Finalmente reconheceu que dependia de Deus para ser vitorioso.
ALELUIA!!

Sua história ensina-nos que nunca é tarde para recomeçar-mos. Não importa quão terrível possa ter sido a nossa falha no passado. Hoje ,não é muito tarde para colocarmos nossa completa confiança em Deus.

Mais pra frente em Juízes 16:20,

1
- ( E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono e disse: nós podemos ver Sansão dormindo e logo despertou do sono, Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele).
Muitas das vezes estamos dormindo. Desperta tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

2 – Sansão pensou que estava forte.
Adolfo Hitler na 2ª guerra mundial, por algum tempo representou o mundo com sua força militar. Um dia ele caiu e foi derrotado e o seu fim foi o suicídio.

3 – Sansão pensou que poderia escapar e disse:
 Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Exemplo de pessoas que não puderam escapar da justiça humana. De uma coisa nós temos certeza ninguém escapará da justiça divina.

4 - Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado deleEle pensou que Deus estava com ele.
Muitas pessoas tem comparado Sansão com Pedro, pois ambos dormiram enquanto deveriam estar
 orando.Ambos confiaram em companhia de pecadores.

Devemos pedir a Deus que nos ajude a não cair em engano fatal que traga a nossa família, a nossa igreja ou o nosso povo.
Em Hebreus 11:32 - Sansão é listado na galeria dos heróis da fé.
Deus permitiu que alguns dos seus filhos fiéis experimentassem grandes sofrimentos e provações..




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative