Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CONTINUAÇÃO DO PROFETA ISAÍAS

Cap. 9 :6 – Deus encarnado
Cap.13 a 23 - Ele fala que Deus está irado não apenas com Israel, mas também com os inimigos de Israel. Informa como essas nações perversas serão destruídas. As profecias referentes a Isaías 13:19 a 22, ainda são verdadeiras hoje, ninguém habita lá.
Cap.13 – Um brado de júbilo. Temos aqui um panorama das profecias. Resume todos os capítulos 13 a 39. Fazem referência ao Dia do Senhor. Tempo do juízo de Deus sobre todos os ímpios e a exultação dos justos contra as nações.           
Cap. 14 v. 12 – Satanás é expulso do céu. Estrela da manhã em latim significa Lúcifer Estrela da alva é Jesus.
Cap. 24 a 35 - O profeta explica que no futuro Deus irá destruir todas as forças da maldade que permeiam a terra e estabelece o seu reino.
Cap. 24 – Aqui podemos ver a futura tribulação nitidamente.
Cap. 24 a 27 – É chamado de Apocalipse de Isaías.
Cap.28:1 a 6 – Aqui vemos o fracasso humano sem o relacionamento com Deus .
V.7 – O plano de Deus para libertação através do arrependimento.
Cap. 29:1 a 21 – O formalismo no culto.
Cap.34 – A tribulação.
Cap 35 – O milênio.
V.6 - Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantarão, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.
V.10 - E os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com júbilo; e alegria eterna haverá sobre a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido. Aleluia!
Cap. 36 a 38 - Isaías relata acontecimentos que ocorrem em Jerusalém (também em II Crônicas29 E 28). Os Assírios já levaram cativos os povos de Israel e fizeram um ataque em Judá. Ele conta como Deus protegeu Judá destruindo os exércitos Assírios. 
São eventos históricos vitórias e derrotas do rei Ezequias
Cap. 39 - O rei Ezequias mostra todas as riquezas do seu reino a alguns visitantes babilônicos. Isaías fala com o rei, dizendo que os babilônicos voltarão para capturar Judá e seus tesouros. O rei Ezequias foi derrubado pelo orgulho.
Mensagens de Deus trazendo conforto
Cap. 40 a 66-Isaías fala sobre a promessa que Deus fez de trazer de volta seu povo para a terra da palestina e também fala da vinda do Salvador. Tudo isso faz parte do plano de Deus. Pois é na terra da Palestina e através do povo de Deus, os Judeus, Que o Salvador prometido nascerá. Isaías também anuncia a futura glória de Israel. (Eles estavam oprimidos, desanimado e o profeta lhes trouxe esperança).
Cap.40:1 –Consolai ...O profeta ressalta o conforto e esperança para um povo futuro cativo(judeu na Babilônia)
V.12 a 31 – nós vemos a grandeza de Deus.
Cap.43 – Apesar da rebelião Deus os amou.
Cap.47 – O juízo de Deus.
Cap.48 – escolha de juízo ou paz.
-Isaías diz ao povo que os inimigos de Israel estão sendo usados por Deus para ensinar uma lição aos israelitas. Quando o povo de Deus aprender a obedecer, os inimigos serão destruídos e a nação de Israel receberá de volta seu poder.
Cap.49 a 66-O profeta descreve com detalhes o Salvador que Deus prometeu enviar. Também fala que chegará o tempo em que Deus mostrará seu poder e sua glória a todas as nações. Deus julgará as pessoas e baseado neste julgamento, as recompensarás ou as punirá.
Cap.49:1 a 3 – É um cântico
V. 14 a 26 – É um apelo.
Cap.50:2 A 9 – Cântico
Cap.50:10 até 52:2 – Um apelo
Cap. 52:13 até 53:12 - Cântico
Cap. 54 até 57:2 – Apelo e fim.
No cap. 66 - Lemos que Deus requer que cada pessoa faça sua decisão de viver para Deus.
Is. 66:2-“Aflito e abatido de espírito e treme da minha palavra”, estes receberão as bênçãos de Deus aqui mencionadas, durante o glorioso reinado de Cristo.
Is. 66:4-“Escolhem seus próprios caminhos”. Em razão de sua escolha em optar pelo pecado, em lugar de servir a Deus, esses sofrerão condenação.
Curiosidade - Isaías viveu e profetizou 100 anos antes do cativeiro Babilônico. Nasceu mais ou menos na época em que os grandes impérios de Roma e da Grécia estavam apenas começando.
Isaías e o plano de Deus de enviar um Salvador
Ele tinha o que dizer da vinda do Salvador.
* Do nascimento: Isaías 7:10 a 16
* Família Isaías. 11:1
* A presença do Espírito Santo em sua vida Isaías. 11:2
* Características Isaías. 11:3-5; 42:1 a 4
* Sofrimento e morte. Isaías 53
* Ressurreição. Isaías 25:8
* Reinado glorioso. Isaías 11:3-16; 32:1

No capítulo 53 – Isaías explica a razão da morte do Messias. O profeta explica que o Messias recebeu o castigo pelos nossos pecados.
Jesus o Messias, nunca pecou. Ele tomou sobre si a punição elos nossos pecados.
V. 5 – Tome este como pessoal
Ele [Jesus] foi ferido pelas [minhas] transgressões [meus pecados]; o castigo [a punição] que [me] traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras [açoites] fui sarado.
É aceitando este grandioso fato que nos faz um filho de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative