Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

INTRODUÇÃO BÍBLICA - LIÇÃO 03 -A BÍBLIA


A bíblia é uma palavra de origem grega que significa ”LIVROS”. Daí que se deu o título BÍBLIA à coleção de livros que, sendo de diversas origens, extensão e conteúdo, estão essencialmente unidos pelo significado religioso que têm para o povo de Israel e para todo mundo cristão. É uma palavra que surgiu em 150 d.C.

Unidade e diversidade que não se opõem entre si, mas que se complementam para dar a Bíblia o seu específico caráter.
As Escrituras Sagradas contém em si mesma a aprova de sua origem divina. Nenhum outro livro pode responder às perguntas do espírito ou satisfazer os anseios do coração como a Bíblia. Adaptam-se a toda condição da vida, e estão cheias daquele conhecimento que ilumina o espírito e santifica a alma. Encontramos nelas a revelação de um Deus vivo. Recebidas pela fé, tem poder para transformar a vida. Através de toda a sua história o cuidado divino tem demonstrado sobre elas, preservando-as.


Em tudo, cerca de 40 escritores, de muitas profissões, que nem mesmo se conheceram e nem planejou formar uma coleção de 66 livros. 
É um fato interessante sobre os autores da Bíblia é a diferença de cultura que existia entre eles. Moisés e Paulo eram homens cultos, Lucas um médico. Porém outros Davi e Salomão foram reis; Pedro e João pobres e humildes pescadores. Amós um simples homem do campo, boiadeiro. Mateus um funcionário público. Viveram em épocas diferentes uns dos outros (distantes) e em ambientes variados. Porém há algo que se destaca em tudo isso: Deus fez desses homens distintos entre si, para entregarem ao mundo uma revelação. Aleluia!

A Bíblia foi escrita num período de 1600 anos (16 séculos).
1500 a.C. quando Moisés começou a escrever o Pentateuco no meio do Trovão no Monte Sinai, até Esdras no VT último segundo os escritos históricos. Esdras (escribas e sacerdote) reuniu os rolos canônicos 97 d.C. quando o apóstolo João (o filho do trovão) escreveu seu evangelho na Ásia Menor. Estes “Escritos Sagrados” ou “Oráculos” (palavras que assim vieram até nós, por meio dos judeus, nós chamamos de “Bíblia”).
Oráculos de Deus em original grego significa “declaração Divina”, “palavra”.
Biblion = derivado do grego e significa “os livros” Livro completo=1 rolo de papiro=Bíblia coleção de pequenos livros. 
Outros nomes: Livro do Concerto (Ex.24:7)
Livro da Lei (Dt. 28:61)
Rolo dos Livros (Sl. 40:7; Hb. 10:7)
Livros do Senhor (Is. 34:16)
Os Livros (Dn. 9:2)
Escrituras (Mt. 21:42)
Sagradas Escrituras (Rm. 1:2)
A Palavra de Deus (Hb. 4:12)
Oráculos de Deus (Rm. 3:2; aparece cinco vezes no novo Testamento At.7:38;Rm.3:2;Hb.5:12)
Os títulos prediletos do Nosso Senhor Jesus Cristo. “Era A Palavra de Deus e As Escrituras.”


Manuscritos Originais

Eram guardados na casa de Senhor II Rs.22:8. Isto é, no templo.Quando alguém queria uma parte das Escrituras Sagradas, tinham que copiá-la, palavra por palavra. Os homens que faziam esse trabalho chamam-se “Copistas ou Escribas”.

Crítico Textual: Eram para averiguar quais cópias tinham erros e quais eram os manuscritos espúrios (não inspirados por Deus).
Este estudo especial dos manuscritos chama-se “Criticismo” e os eruditos que conseguiram e os eruditos que conseguiram este trabalho são chamados “Crítico Textual”

Crítica Textual é a ciência que tem como objetivo descobrir e corrigir seus erros. Para este trabalho, os críticos fazem uso dos manuscritos existentes A crítica textual se dividiu em: Alta Crítica e Baixa Crítica;

Baixa Crítica é o trabalho da correção, enquanto a Alta Crítica estudava as questões de autoria, data, composição dos livros da Bíblia e também a genuinidade dos manuscritos em relações às versões e as obras dos anciões da igreja cristã. Durante os primeiros séculos, pois estes citaram muitos textos das Escrituras. Havia uma preocupação desde Esdras em corrigir os erros nas cópias dos manuscritos. 

Manuscritos: São documentos escritos à mão

Apesar de que muitas vezes ouvimos e falamos dos “Manuscritos Originais” é um fato notável, pelo que sabemos não há Manuscritos Originais nem o N.T. provavelmente porque Deus sabia que se os tivesse preservados, os homens haveriam de venerar mais do que o Seu Autor e os adorariam ler II Reis 18:4.
- Esses documentos ao ficar velho eram enterrados pelos judeus, que usaram cópias autenticadas em lugar deles.
- Outros documentos foram perdidos durante as guerras e perseguições pelas qual o povo antigo foi oprimido de vez em quando. 
- Os reis idolatras e imperadores e ímpios de Israel podem ter destruídos muitos manuscritos (Jr 36:20 a 26) (27 em diante nos conta que“Baruque foi quem escreveu o livro de Jeremias”)
- O monstro Antigo Epifanes, rei da Síria (I 75-164 a.C. dominou a Palestina durante o seu reinado).
Decidiu exterminar a religião judaica, é assolou Jerusalém em 168 d.C. profanou o templo e destruiu copias da escritura.
- Diocleciano, feroz imperador romano (284-305 DC.) perseguiu os cristãos e destruíram cópias das Sagradas Escrituras. Reinou 10 anos. Ele achou que tivesse destruído tudo e mandou cunhar uma moeda comemorativa pela vitória. 
- Mesmo quando o NT. Foi escrito, parece que os documentos do VT. Já tinham sido perdidos

Então quando a Bíblia inteira foi completada pela primeira vez constituiu de cópias hebraicas (idioma da nação hebraica) do VT. Junto com a tradução grega da hebraica (septuaginta), e o grego original do NT.esta última também tinha sido perdida.

CURIOSIDADE
Hebreu + aramaico =hebraico
O grego não é o clássico – mas o dialeto popular do homem de rua dos comerciantes – todos podiam entender “koiné”
Quando Israel começou a regressar do exílio falava-se em Aramaico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative