Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

AS FESTAS DO ANO AGRÍCOLA



Havia sete festas anuais a serem observadas. Cada uma tem um sentido figurado ou profético em relação a Jesus e a sua igreja.

A importância das festas para Deus: Durante a realização das festas, o homem não apenas reconhecia a Deus como seu provedor, mas também relembrava o livre e ilimitado favor do Senhor para com um povo escolhido a quem Ele libertara, por intervenção pessoal, neste mundo (Êx.10:2;12:8,9,11 e 14)A alegria das festas era sentida no coração.

As festas ao Senhor não eram incompatíveis com o prazer nas coisas temporais, as quais eram concebidas como dons da parte de Deus (Lv. 23:40;Dt.16:14)O impedimento para participar das festas era considerado como a perda de um grande privilégio (Nm. 9:7).

Os israelitas não compareciam apenas como um beneficiário do favor divino, mas nestas ocasiões buscava também restituir ao Senhor o benefício, através das ofertas e sacrifícios (Dt. 16:10). Somente nas festas não-autorizadas é que os israelitas incrédulos comiam, bebiam e se divertiam (Êx. 32:6); I Rs. 12:32 e 33).

Ainda hoje quando celebramos a ceia, somente os membros em comunhão podem tomar parte nesta festividade.No Antigo Testamento muitos israelitas tinham se afastado dos verdadeiros propósitos espirituais das festas. Estes faziam com que a Lei consistisse de observâncias externas, o que nunca foi a intenção divina para as festas, desde o tempo de sua promulgação (Na.1:15).

No Novo Testamento isso foi bem compreendido pelos crentes da igreja primitiva,os quais observavam o sentido tido espiritual das festas prescritas na antiga aliança (Lc.2:4; Jo.4:45;5,1;7:2 e 11;12:20) .

FESTAS DA PRIMAVERA: (Ex.23; Lv. 23e24).

1) FESTA DA PÁSCOA -. Um dia. No mês primeiro, aos catorze do mês pela tarde, ”Nisã” (mês de março) é a páscoa do Senhor. (Lv. 23:5). Eram obrigatórias(Êx. 12:21; Nm.28; Lv.5:1; I Co.5:7; Lv.23:45).Marcava o início do ano religioso de Israel. Comemorava a passagem do anjo da morte e a saída do povo do Egito. Quando Deus poupou os primogênitos de Israel. Recordava a libertação do povo de Deus.Simboliza Cristo sacrificado por nós. REDENÇÃO.

2) FESTAS DOS PÃES ASMOS -(Duas festas numa só Páscoa, um dia e pães asmos, sete dias). Celebrando a saída do Egito. São aos quinze dias deste mês é a festa dos pães asmos do Senhor sem fermento. (Lv. 23:6) Esta festa começava no dia seguinte da Páscoa e durante sete dias comiam pães asmos. Isto é sem fermento. Lembrava ao povo que a vida antiga ficará para trás, e eles estavam iniciando um novo modo de vida.Significa a nova vida, andar em santidade. A nossa comunhão com Cristo

3) FESTAS DAS PRIMÍCIAS - (Lv. 23:10 a 14) Celebrando o início da colheita.Um molho (feixe) das primícias da colheita era movido pelo sacerdote perante o Senhor no dia seguinte do sábado.(v.11). Dia vinte e um, após a páscoa e após a festa dos pães asmos, consistiam na oferta do sacerdote de um molho das primeiras colheitas. Lembrava a provisão de Deus.Simboliza a ressurreição de Cristo. (I Co. 15:21)

4) FESTAS DO PENTECOSTES - Celebrando a dádiva da Lei. Era obrigatório. (Lv. 23:15 a 25) Cinqüenta dias depois das primícias realizava-se a Festas de pentecoste. Que significa “cinqüenta”. Os judeus chamavam-na, também, de FESTAS DAS SEMANAS (Êx. 34:22).Durava um dia.Sendo a segunda mais importante solenidade para Israel, nela eram oferecidos:

1) Dois pães eram movidos com fermento (Lv. 23:17).Antes que pudessem fazer os pães para comer, os primeiros deviam ser oferecidos a Jeová em reconhecimento de seu domínio sobre o mundo. Depois disso, outros pães podiam ser assados e comidos. Símbolos da igreja militantes, onde ainda há impureza e imperfeições (Mt. 13:33;At.5:1 a 10;15:1).

2) Sete cordeiros sem mancha, um novilho e dois carneiros, como holocausto de cheiro suave ao Senhor. Símbolos: O novilho simboliza o trabalho e a mansidão; e os dois carneiros simbolizam uma maior convicção do sacrifício substitutivo de Cristo na cruz.

3) Um bode pára expiação do pecado, símbolo do homem velho que precisa morrer (Mt. 25:33;Gl.2:20) Para o mal do fermento das falsas doutrinas só há um remédio O SANGUE DE JESUS CRISTO (Jo. 1:7)Quando o povo agradecia a Deus pela colheita, aponta para o grande dia. (Ap.7:9 a 1)Lembrava a provisão de Deus.No novo testamento, foi no dia de PENTECOSTES em que a IGREJA NASCEU.

AS FESTAS DO OUTONO

1) FESTAS DAS TROMBETAS - (Lv. 23:15 a 25) No primeiro dia do mês TISRI, que era o sétimo do ano religioso e marcava o início do ano civil, celebrando o dia do ano novo, depois da colheita completa ,entre o fim, de setembro e o começo de outubro. Israel tinha uma “santa convocação” ao toque de trombetas (Nm. 10:10).Demonstrava alegria e gratidão a Deus. É o símbolo do arrebatamento da igreja e da restauração de Israel (I Co. 15:51 e 52)

2) FESTA DOS TABERNÁCULOS (Lv. 23:33 a 44) Esta é a maior festa de Israel. Realizava-se de quinze a vinte e um do mês de Tisri. A grande importância dela pode ser comprovada pelo elevado números de animais sacrificados. Durante sete dias o povo habitava em tendas em memória de sua peregrinação no deserto. Para a igreja é um memorial semelhante à ceia do Senhor.Esta festa era:

a) uma profecia para Israel, por ser um memorial da redenção do Egito e uma profecia acerca do descanso milenal de Israel depois da sua restauração (festa das trombetas) e do seu arrependimento e conversão (dia da expiação) (Zc. 14:16 a 21).

b) Uma lição para o crente É dever de cada crente regozijar-se continuamente no Senhor por Sua preciosa redenção, bem como por todas as provisões divinas em nossa peregrinação rumo a Jerusalém celestial. JUBILEU, SÍMBOLO DA LIBERDADE EM CRISTO.(Lv. 25:8 a 12).
O ano Jubileu era um período importante para Israel. Em cada sete vezes sete anos realizava-se o “Qüinquagésimo” o ano Jubileu. A festa começava no dia da expiação (Lv. 25:9) com aspectos importantes: A restauração econômica; Completo descanso; Liberdade pessoal. Durante o ano sabático os campos são deixados em repouso (Êx. 23:10; Lv.25:1), os escravos hebreus são libertados (Êx.21:2) e as dívidas entre israelitas perdoadas (Dt.15:1) Prevê, entre outras coisas, a volta de todos os bens de raiz, alienado desde o jubileu anterior, à família do proprietário original (Lv. 25:24).No ano jubileu pode ver uma oportunidade para o resgate. Cristo é o nosso jubileu. Jesus traz a liberdade para toda a humanidade (Lc. 4:19 a 21), porque restabelece a relação de propriedade entre Deus e os homens.A liberdade começou para aqueles que reconhecem sua soberania

SIGNIFICADO DAS OFERTAS:
OLOCAUSTO: Boi carneiro ou ave sem defeito. (o animal era escolhido de acordo com a situação econômica do ofertante). Era voluntário. (Lv. 1)Significava a inteira consagração a Jeová.É UMA FESTA DE CONSAGRAÇÃO.OFERTA DE MANJARES OU DE CEREAIS: Grãos, flor de farinha, incenso, pão cozido (sem levedura e sem mel) e sal representava uma dádiva ao Senhor de tudo, em reconhecimento de sua bondade. Era voluntário.(Lv. 2)
É UMA FESTA DE CONSAGRAÇÃOOFERTA PACÍFICA: Qualquer animal do gado, sem defeito, pães (tortas, obreias, etc.).Era comida em parte pelo sacerdote e em parte pelo ofertante, mostrava a comunhão com Deus. Era voluntário. (Lv. 3)
É UMA FESTA DE COMUNHÃOOFERTA PELO PECADO: Novilho, bode, cabra ovelha, duas rolas ou dois pombinhos, a décima parte de um efa da flor de farinha (dependia da situação econômica do ofertante).
Era exigida. (Lv. 4).Representava a manifestação da tristeza ou arrependimento pelo pecado cometido e o desejo de perdão e purificação. É UMA FESTA DE EXPIAÇÃO.OFERTA PELA CULPA: Carneiro sem defeito. (em lugar do sacrifício podia oferecer dinheiro). Era exigida. (Lv. 5) Dada nos casos de ofensas que exigiam restituição. É UMA FESTA DE EXPIAÇÃO.

O ISRAEL DE HOJE Comemora suas festas, com o seguinte calendário.Rosh Hashana – (Ano Novo ou Lua Nova) de 1 a 3 de Tishrei ( outubro)Yom Kipur – (Dia do Perdão) 10 de Tishrei (outubro).Sucot – (Festa do Tabernáculo) 15 A 21 de Tishrei (outubro). O último dia da festa é chamado Simjat – Tora (Alegria pela existência da lei).Janucá – (Das Candeias) 25 de Kislev (novembro) a 2 de Tewet ( dezembro)Tu – Beshvat – Também chamada de Rosh Hashana Leilanot (dia da árvore) – 15 de Shevat (fevereiro)Purim – (Da Sorte) Comemorava a libertação dos judeus do poder de Hamã, ao tempo da rainha Ester – 14 de Adar (abril)Pesaj – (Páscoa) 15 a 21 de Nisã (abril). A Páscoa era um dia apenas, associado, porém, a dos Pães Asmos, de duração de uma semana.Lag – Baomer – (O 33º DIA DE Omer, isto é, As primeiras espigas oferecidas no templo) 18 de IYar ( maio)Shavuot – De Pentecostes, também chamada Hás Habikurim – (Primícias) 6 de Sivã (junho) Kaf – Tamuz – (Aniversário da morte de Teodoro Herzl, fundador do Sionismo e profeta do novo Estado de Israel) 20 de Tamuz (julho). Tisha – Be- Av – (Dia da Independência e proclamação do Novo Estado de Israel) - 5 de Iyar, para nós, 14 de Maio de 1948.

CURIOSIDADE – No ano de 2010 do nosso calendário corresponde a 5770 do ano judaico, que começa com a fundação do mundo.
PESQUISA FEITO POR Nilza Cardoso Clemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative