Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

NOMES DO TABERNÁCULO


DIFERENTES NOMES DO TABERNÁCULO
A) Santuário - Lugar santo do palácio do Grande Rei. (Êx. 25: 8 - E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.).

B) Tabernáculo – Lugar de habitação. (Êx. 25:9-Segundo tudo que eu te mostrar como modelo do Tabernáculo...).

C) Tabernáculo do Senhor (Js. 22:19-...onde habita o tabernáculo do Senhor...).

D) Tenda - Cobertura do Tabernáculo (Êx. 40:2 levantarás o tabernáculo da tenda da congregação).

E) Tenda da Congregação (Êx. 33:7... e lhe chamava a Tenda da Congregação...). Era o centro do culto (Nm. 18:14)

F) Tenda do Testemunho – Refere-se à Arca onde estava a Lei (Nm. 9:15-...a nuvem o cobriu, a saber, a tenda do testemunho;...)

G) Casa de Deus – Chamada assim na terra de Canaã. (Jz. 18:31...estabeleceram por si todos os dias que a Casa de Deus...).

H) Templo do Senhor (I Sm. 3:3-E tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor...).
O tabernáculo nessa ocasião talvez fosse maior.

I) Santuário terrestre ou material. - Pertence à dispensação das cerimônias tipo de Jesus. (Hb. 9:1-... e o seu santuário terrestre...).

J) Lugar de encontro (II Cor. 5:18-E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação). Em que Cristo, Deus e o homem se encontram.

K) Lugar de Revelação (Jo. 1:18- Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer).
Deus revelou o seu caráter em Cristo (Rm. 3:22- para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus).

L) Habitação de Jeová, (Js 22.19,29; Jz 19.18; 1Sm 1.7,24; 3.15). E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do SENHOR...

M) Porta do tabernáculo do testemunho, (1Sm 2.22 - Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação).

N) Uma Morada, (Cl. 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.)A humanidade de Jesus é a residência da Divindade.


Tabernáculo=Padrão; Santuário; Templo.

Latim= tenda, Hebraico= lugar de habitação.
O Tabernáculo era o lugar permanente da Presença de Deus. (Ez. 37:27... meu tabernáculo estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo e Hb. 8:5...
O tabernáculo foi o primeiro templo edificado por Israel segundo a orientação divina. Metais, cores e números têm um significado espiritual interessante quando visto em conjunto com outros elementos e é a luz dos ensinamentos do Novo Testamento.
Era a “semelhança” de alguma coisa “cópia ou sombra” das coisas celestiais. Tinha um “significado” especial para os judeus, contudo, era uma “figura de coisas vindouras”.

“Lembremos que: foi o próprio Deus que deu a planta com todos os pormenores, a Moisés.”
PESQUISA FEITA POR NILZA CCLEMENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative