Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

JABEZ-Uma virada radical

 
Em I Crônicas capítulo quatro, podemos ler sobre os descendentes de Judá. São mais de quarenta nomes nesta genealogia. Bem no meio do capítulo, exatamente no versículo nove, o escritor provavelmente Esdras, deixa de escrever sobre a genealogia e descreve um lindo episódio com apenas dois versículos.Retomando-a a seguir.

É sobre um homem chamado Jabez, ou Jabes. Seu nome foi colocado por sua mãe, devido o grande sofrimento que teve quando o colocou no mundo. Jabez, na raiz hebraica significa: seco, sequidão, que causa muita dor, motivo da minha dor, causador de sofrimento, luto...Que nome mais triste para uma criança!

O povo de Deus dava muita importância ao nome. Procurava-se um significado, um sentido, para o nome que ia dar ao bebê.
Ao pronunciar o nome de alguém, estava vivo na memória o significado daquele nome.

Jabez nasceu com um dos piores nomes.Assim, Jabez tinha uma missão de ter que carregar consigo a marca da dor, o que lhe causava sofrimento durante toda a sua vida e por onde quer que fosse. Isto não importa. Ele não é lembrado por esta tristeza que ele deu a sua mãe ao nascer, mas sim por uma oração.
UMA ORAÇÃO QUE MUDOU A SUA VIDA.
SUA ORAÇÃO
Ele invoca ao Deus de Israel dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito.(V.10).
Ele reconhece a sua necessidade e que somente através da benção de Deus a sua vida poderia mudar. Antes de pedir a qualquer pessoa que o auxiliasse em oração, ele primeiro orou pelo seu problema. Ele lembra do Deus de Israel e não hesitou em buscar a bênção para sua vida!
Jabez pede a Deus
1)“Se me abençoares muitíssimo”.
Jabez pediu a Deus algo sobrenatural.Ele queria bênção sem limite, (“muitíssimo”).

Queria que Deus fosse com ele em tudo e o livrasse das dificuldades.Precisava da ajuda de Deus. Reconhece em Deus como o verdadeiro controle do seu trabalho.O que Jabez queria eram grandes bênçãos.Ele confiou inteiramente no Senhor.
Confiar em Deus completamente significa crer que ele sabe o que é melhor para nossas vidas.
Devemos também descansar em Deus, confiar que após nossa oração Ele fará a Sua vontade.
A maior bênção que podemos ter é a nossa salvação, por isso devemos ser instrumentos nas mãos de Deus para salvação de outras vidas.
2) “Aumenta As Minhas Terras”
Jabez não queria um pedaço de terra, ele queria muito mais.
É muito importante sabermos, que para todos nós são concedidos dons e habilidades.Talentos naturais de Deus para serem usados e multiplicados na sua obra. Deus tem deliberadamente distribuído a todos.
Nós às vezes ficamos satisfeitos com tão pouco, mas o propósito de Deus é que aproveitemos as oportunidades para realizarmos a obra dele.
Se soubermos administrar o nosso tempo, conquistaremos muitas terras.Peçamos ao Senhor para que saibamos aumentar os nossos limites, pedindo a Ele capacidade e deixemos que o Senhor nos use mais e mais, para que os nossos territórios sejam ampliados.

3) “Que A Tua Mão Esteja Comigo”
Dependência completa de Deus.Quando oramos apelas bênçãos de Deus, devemos pedir que tome posição legítima como Senhor do nosso trabalho, nosso tempo familiar e nossa recreação. E que o Espírito Santo, que hoje habita em nosso meio, estará todos os dias conosco.

Devemos não apenas pedir a Deus que guarde os nossos pensamentos e as nossas ações, e sim, a utilizar sua proteção enchendo a nossa mente com pensamentos e atitudes positivas. Precisamos ter a manifestação do poder de Deus sobre nós.
A poderosa “MÃO de Deus” traz unção, abrigo, proteção e abre portas.
Aleluia!
“Vejam! O braço do Senhor não está encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa nos ouvir”.
(Isaías 59:1)

Devemos ter intimidade com o Espírito Santo de Deus, para sermos abençoados. E buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as outras coisas nos serão acrescentadas.
4)Guardando-Me Dos Males
Ter o mal afastado de sua vida, foi um sinal das bênçãos de Deus para ele. O mal existe, e vive ao nosso redor, rugindo como um leão, querendo nos tragar.

Na oração do Pai Nosso em Mateus 6:13, bem no final, diz assim:...E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo mal...
Vivemos num mundo cheio de pecados, caído. Por isso é importante pedir a Deus que nos mantenha protegido do mal que inevitavelmente nos cerca. Mas devemos também evitar os motivos, ações e desejos malignos que têm início dentro de nós.
Às vezes Deus permite que sejamos tentados.

Devemos orar sempre, para que sejamos guardados nos tempos difíceis e para nos preparar para enfrentar os ataques do maligno.
Devemos lembrar que, o inimigo de nossa alma, luta muito contra àqueles que começam a se tornar grande ameaça a ele e ao seu reino.
Mas o que nos separa de Deus são as nossas maldades e os nossos pecados. (Com isso ele não nos ouvirá).O pecado ofende ao nosso Deus. O Senhor pode salvar-nos é só voltarmos a Ele.

5) “Livrando-Me De Dores”
Ele reconhece a Deus como o verdadeiro. Queria que Deus o afastasse do mal e tristezas.
Ele creu e Deus concedeu tudo o que Jabez havia pedido. Deu-lhe bênção, fronteira larga, segurou em suas mãos e o protegeu.
Jabez nasceu com a tristeza deste nome, mas Deus lhe deu vitória tornando assim o mais ilustre dos seus familiares.
Nós necessitamos das bênçãos de Deus. Devemos lançar todo medo, lutar e conquistar o que Deus tem para nós. Invoquemos a Deus fazendo o nosso pedido em oração, de forma simples, mas objetiva. Devemos colocar nossas vidas nas mãos de Deus para sermos instrumentos abençoados a todos. Pedindo a Deus que nos mude para que nossas terras sejam alargadas.E Deus atenderá a nossa oração.
por Nilza Cardoso Clemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative