Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

JUÍZES


Sob o firme comando do Moisés, Israel deixou o Egito no ano de 1440 antes de Cristo. Entrou pelo deserto do Sinai, atravessou o Mar Vermelho a pé enxuto e, com tamborim e danças, comemorou a vitória do céu.
Nesse deserto passou 40 anos.

Moisés passa por Edom e Moabe, conquista o reino de Seom, dos amorreus, logo a seguir, conquista Ogue, rei de Basã, tudo na Transjordânia.

Moisés é recolhido pelo Senhor no Monte Nebo.
Josué assume o comando, atravessa o Jordão, conquista fortaleza de Jericó e quase toda a Canaã.
Depois da morte de Josué, os israelitas têm que terminar o trabalho que Deus lhes incumbira de fazer. 
Em Dt. 20:17 Deus ordena para não deixar com vida, para destruírem totalmente os: heteus, amorreus, os cananeus os fereseus os heveus e os jebuseus.Para que não vos ensinassem a fazer abominações.Deus queria que os israelitas tomassem posse da terra e destruíssem os altares onde os povos de Canaã adoravam ídolos.(Deus está julgando os povos de Canaã por causa da grande pecaminosidade deles).

Os israelitas não expulsaram os povos ímpios da terra de Canaã, os cananeus.
 (O uso do ferro em armamento era usado pelos cananeus e filisteus, e foi a razão pela qual Israel não pode expulsá-los no início. Jz. 1:19; 4:3; Js. 17:16 a 18; I Sm. 13:19 a 22; Somente no reinado de Saul e Davi que quebraram a força dos filisteus. Foi que o ferro passou a ter uso em Israel. II Sm. 12:31; I Cr. 22:9: e 29:7).
Os israelitas resolvem conviver junto com seus visinhos cananeus. E por causa disso os israelitas começam a adorar ídolos cananeus.
O PERÍODO DOS JUÍZES
Quem eram os Juízes?

Governadores. Homens dotados com o Espírito, chamados por Deus e capacitados por Ele, a fim de resolver crises específicas (opressões de povos visinhos) na história de Israel. Neste livro encontramos 12 juízes. Os outros dois, Eli e Samuel encontramos no livro de I Samuel.


O livro de Juízes vai desde a morte do grande líder Josué até Samuel, filho de Ana e Alcana.

No livro de Juízes são descritos os primeiros 300 a 350 anos de Israel na terra prometida.
Opressões

Mesopotâmia
---
 Anos 8 Cap.vs. 3:8

-Otniel (Judá) Anos 40 Cap.vs. 3:11


Moabita
---
 Anos 18 Cap.vs. 3:14
Eúde(Benjamim) Anos 80 Cap.vs. 3:30
Sangar(Judá ) Anos --- Cap.vs. 3:31

Cananéia
Débora (Efraim) 
Anos 20 Cap.vs. 4:3
(Baraque) 
Anos 40 Cap.vs. 5:31

Midianita
---
 Anos 7 Cap.vs. 6:1
Gideão(manassés) Anos 40 Cap.vs. 8:28
----
 Anos 3 Cap.vs. 9:22
Tola (Issacar) 
Anos 23 Cap.vs. 10:2
Jair (Gileade
 Anos 22 Cap.vs. 10:3

Amonita
----
 Anos 18 Cap.vs. 10:8
Jefté (Manassés) Anos 6 Cap.vs. 12:7
Ibsã (Judá) 
Anos 10 Cap.vs. 12:9
Elom ( Zebulom) 
Anos 8 Cap.vs. 12:11
Addom (Efraim) 
Anos -- Cap.vs. 12:14

Filisteu
--
 Anos -- Cap.vs. 13:1
Sansão(Dã) 
Anos 20 Cap.vs. 15:20
Total são 410 anos
FUNÇÕES DOS JUÍZES

Os juízes de Israel poderiam ser:


Provedores de descanso e paz-Eúde e Jair.
Famosos e poderosos –Sansão.
Líderes de nação-Otniel e Débora.
Mediadores e administradores-Tola.
Ditadores rudes e triviais-Jefté.
Esforçados e não célebres-Elom e Abdom.
Heróis locais-Sangar e Absã.


É UM LIVRO DE AVENTURA E AÇÃO, Embora alguns expositores da Bíblia chamam esse período de fracasso, mas devemos chamar de VITÓRIA..
A forma de governo nesta época era TEOCRÁTICA, isso é Deus era o governante direto da nação, o próprio Deus era considerado o Rei de Israel. Os juízes exerciam autoridade sob orientação divina, tanto em questões militares, como civis e também decisões legais quando eram chamados a fazer.

O povo de Israel sofreu opressões das nações vizinhas: Mesopotâmia, Moabitas, Amonitas, Amalequitas, Filisteus, Cananeus e Midianitas.
Abimeleque, no capítulo 9:22, proclamou-se rei, e reinou durante 3 anos.

Para entender melhor este livro, tenha em mente os versículos 6 a 23 do capítulo 2, que é praticamente o resumo do livro de Juízes, e também podemos observar Juízes 17:6 onde se diz: “Cada qual fazia o que achava mais reto”.´
Autoria: É anônimo, mas a tradição judaica atribui a Samuel.

Os verdadeiros heróis são difíceis de encontrar hoje em dia. Vemos visivelmente as fraquezas e defeitos dos nossos líderes pela mídia. Muitos astros e estrelas da música, cinema e esportes ao mesmo tempo em que estão no topo, eles desaparecem.

O livro de Juízes fala de heróis: Onze homens e uma mulher, que libertam Israel dos seus opressores. Este grupo de pessoas não era prefeito, na verdade era composto por um assassino, um homem promiscuo e a pessoa que quebrou todas as leis da hospitalidade, mas eles foram submissos a Deus, que por sua vez, usou-os.
Juízes retrata um período de aproximadamente três séculos em que os israelitas, encontrando-se na terra prometida, desviaram-se dos mandamentos divinos praticando a idolatria e que por isso chegaram a ser derrotados pelas nações vizinhas ou próxima que passavam a oprimir o povo. Então os israelitas arrependiam-se e pediam a ajuda de Deus. Surgiam assim líderes, enviados por Deus, para resgatarem o povo de Israel dos inimigos e restabelecerem a obediência à lei mosaica.

QUEDA DO POVO E MISERICÓRDIA DE DEUS
Os israelitas Desobedecem a Deus
Deus permite que os inimigos de Israel dificultem a vida dos Israelitas
Os israelita suplicam a Deus que os ajude.
Deus envia juízes para ajudar os israelitas
Os israelitas Desobedecem a Deus
Deus permite que os inimigos de Israel dificultem a vida dos Israelitas
Os israelita suplicam a Deus que os ajude.
Deus envia juízes para ajudar os israelitas
Os israelitas Desobedecem a Deus
Deus permite que os inimigos de Israel dificultem a vida dos Israelitas
Os israelita suplicam a Deus que os ajude.
Deus envia juízes para ajudar os israelitas
Era sempre assim como num circulo


Otniel (Judá) - Jz 1:11-15; Jz 3:7-11
Eúde (Benjamim) - Jz 3:12-30; Jz 4:1
Sangar (desconhecido a origem) - Jz 3:31; Jz 5:6
Débora (Efraim) - Jz 4:1; Jz 5:31
Gideão (Manassés) - Jz 6:1-8; Jz 6:32
Abimeleque (Manassés) - Jz 8:33-9:57
Tola (Issacar) - Jz 10:1-2
Jair (Manassés) - Jz 10:3-5
Jafté (Manassés) - Jz 10:6-12; Jz 7
Ibsã (Judá ou Zebulom) - Jz 12:8-9
Elom (Zebulom) - Jz 12:13-15
Abdom (Efraim) - Jz 12:13-15
Sansão (Dã) - Jz 13:1-16 e Jz 31

OTNIEL ou OTONIEL
Significa:Leão de Deus
Cap.3:7...
Primeiro juiz. Filho de Quenaz, irmão de Calebe. Livrou da servidão de oito anos sob Cusã-Risataim, Rei da Mesopotâmia, por causa dos cultos a baalains e astarote.
Baal era o ídolo mais adorado dos cananeus. Mais freqüentemente apresentado em forma de touro, simbolizando força e fertilidade e era considerado deus da agricultura.
Astarote plural de Astarote usado pelos cananitas, em sinal de reverência à sua deusa.
Otniel capturou uma poderosa cidade Cananéia, chamada Debir. Julgou Israel por 40 anos. (3:7 a 11)
A nossa desobediência demanda o julgamento! Mas Deus mostra misericórdia para conosco, por intermédio de Jesus Cristo, ao prover um escape de penalidade que sofreríamos por nossos pecados. Quando oramos pedindo perdão, estamos pedindo aquilo que não marecemos, contudo quando damos este passo e confiamos na obra salvadora de Cristo a nosso favor, podemos experimentar o perdão de Deus.

EÚDE
Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor deu a Eglom rei de Moabe, poder sobre Israel por dezoito anos.

EÚDE
Significa:União


Cap.3:12...
Segundo juiz. Novamente os israelitas clamaram ao Senhor, que lhes deu um libertador chamado EÚDE. O canhoto. Reinou 80 anos. Ele era mensageiro e juiz.
Quando Eglom, o rei de moabe, conquistou parte de Israel, ele estabeleceu o seu trono na cidade das Palmeiras. Que era Jericó (V.14) por 18 anos. Eúde foi escolhido para levar o tributo de Israel até aquele local. Eúde fez uma espada de dois fios, do comprimento de um côvado (cotovelo até o dedo), e cingiu-a por debaixo das suas vestes, à coxa direita.


Após entregar o tributo, Eúde mandou embora os carregadores, juntos aos ídolos. Ele voltou e disse: “Tenho uma mensagem secreta para ti, ó rei”. Este disse: Cala-te. E todos os que assistiam saíram de diante dele. E Eúde entrou num cenáculo fresco, que o rei tinha para si só, onde estava assentado, e disse Eúde: Tenho para ti uma palavra de Deus.
Quando o rei se levantou da cadeira, Eúde estendeu a mão esquerda, apanhou a espada de sua coxa direita e cravou-a na barriga do rei Eglom, que era muito gordo, encravando-a toda. Saiu-lhe excremento. Eúde fechou a porta, e fugiu para região montanhosa de Efraim, já perto de Jericó. Tocou a buzina e os filhos de Israel desceram. Dali reuniu um exército para vencer quaisquer moabitas que tentassem escapar pelo rio Jordão. Reinou Eúde até morrer durante oitenta anos.

A história de Eúde é bem estranha, mas nos ensina que Deus pode nos usar da maneiras como nos fez. O Senhor usou a aparente fraqueza deste juiz para dar vitória a Israel

SANGAR
Terceiro juiz. Feriu 600 homens dos Filisteus com uma “aguilhada” de bois e também libertou Israel. Talvez reinou um ano.
Uma aguilhada: Nome que se dá a uma vara comprida, terminada em ponta. Às vezes revestida de um ponteiro de ferro, que serve para estimular os bois a caminhar. O outro lado da vara era plano para tirar o barro do arado
Cap.4... Os filhos de Israel depois da morte de Eúde fizeram o que era mal perante os olhos de Senhor. O Senhor os entregou em mãos de Jabim, rei de Canaã. Sísera era o capitão do seu exército. Por quarenta anos eles estavam nas mãos de Jabim. Jabim tinha novecentos carros de ferro. (No mundo antigo carros de ferro eram os tanques de guerra, puxados por um ou dois cavalos. Era a arma mais temível daqueles dias. Algumas delas possuíam até mesmo facas pontiagudas que saíam de suas rodas, designadas a mutilar os pés dos soldados indefesos).

DÉBORA

Significa: Abelha
Terceira e única juíza. Era profetiza e juíza. Mulher de Lapidote. Foi chamada por Deus para liderar Israel. Ela assentava debaixo de uma palmeira, que tinha o seu nome, entre Ramá e Betel, no monte de Enfraim, e ali julgava o povo. Débora chamou o general Baraque para que fosse na batalha contra Sísera capitão do exército de Jabim.Ela disse que o Senhor estaria com ele.Mas isso não foi o suficiente para aquele general. Ele queria que Débora fosse também ao campo de batalha. O seu pedido demonstrou que ele confiava mais na força humana.
Débora viajou de sua casa para marchar com Baraque e o exército israelita contra Hazor.
Sísera, chefe do exército do rei Jabim, juntou seus homens.
Baraque desceu o monte com dez mil homens. Apesar das novecentas carruagens e do exército eficientemente treinado do inimigo, Israel foi vitorioso. Aleluia!Todo o exército de Sísera caiu a fio de espada, até não ficar um só. Porém Sícera fugiu a pé para a tenda de Jael e este mata Sísera.

E Débora e Baraque entoaram um lindo cântico naquele mesmo dia. Que está no capítulo 5. “Assim, ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na tua força.” E julgou Débora quarenta anos.

Cap. 6 Porém os filhos de Israel fizeram o que era mal aos olhos do Senhor; e o Senhor os deu nas mãos dos Medianitas por sete anos.

SANSÃO
Os pais de Sansão opuseram-se a este casamento por dois motivos: 

1)Era contra a lei de Deus Êx.34:15 a 17;Dt 7:1 a 4. Um Exemplo do que acontece quando os israelitas se casavam com pagãos pode ser encontrados em Juízes 3:5 a 8 - Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; e serviram a seus deuses.

E os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do SENHOR, e se esqueceram do SENHOR, seu Deus, e serviram aos baalins e a Astarote.Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu em mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim durante oito ano.
O sincretismo entre Israel e o povo cananeu através de casamentos mistos quase destruiu a identidade dos israelitas como um povo separado de Deus. Esses casamentos foram proibidos no concerto entre Israel e o Senhor.

2)Os filisteus eram os maiores inimigos de Israel. O casamento com uma odiada filistéia seria a desgraça da família de Manoá. Mas o pai de Sansão cedeu ao pedido do filho e permitiu o casamento, embora tivesse o direito de recusá-lo.
Observe CAPÍPULO 13: 1 – e os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por 40 anos...

É triste alguém ser lembrado por algo de errado que porventura fez na vida. Sansão possuía um grande potencial. Muitas pessoas iniciaram suas vidas com características semelhantes às dele. Nascido como resultado da promessa de Deus – salvaria Israel dos filisteus. Para ajudá-lo a realizar aquela determinação divina, ele recebeu uma enorme força física.

.
Sansão desperdiçou sua vida. Poderia ter fortalecido a sua nação. Poderia ter retornado ao seu povo para adoração a Deus. Poderia ter acabado com os filisteus.
Finalmente reconheceu que dependia de Deus para ser vitorioso.ALELUIA!!

Sua história ensina-nos que nunca é tarde para recomeçar-mos. Não importa quão terrível possa ter sido a nossa falha no passado. Hoje ,não é muito tarde para colocarmos nossa completa confiança em Deus.

Mais pra frente em Juízes 16:20,
1 - ( E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono e disse: nós podemos ver Sansão dormindo e logo despertou do sono, Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele).Muitas das vezes estamos dormindo. Desperta tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
ESTUDO FEITO POR NILZA CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative