Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

NAUM






Significa: confortador ou cheio de conforto.


Profetizou: a Judá durante os reinados de Manassés, Amom e Josias.


Seus contemporâneos: Sofonias, Habacuque e Jeremias.


Tema: A destruição de Nínive.


Data: Em Naum 3:8 -10, o profeta narra o destino da cidade egípcia de Tebas que foi destruída em 612 a C. (uma cidade que se julgava mais forte que outras grandes cidades e caiu no domínio Assírio). Deve ter sido provavelmente entre 663 e 612 a.C.


Um pouco de história:
recordar Jonas tinha pregado para os Ninivitas 120 a 150 anos antes de Naum. O reino dos Assírios havia sido uma nação próspera durante séculos, quando o profeta Naum entrou em cena.
Foi mudando seu território com o passar dos anos por causa das conquistas e derrotas dos seus governantes. O povo encontrava-se atolado na iniqüidade. Naum
Documentos registram a crueldade dos assírios contra outras nações. Os reis assírios vangloriavam-se de sua brutalidade, celebrando o abuso e a tortura que eles impuseram sobre os povos conquistados.
Em 669 - 626 a C.um rei da Assíria, chamado Assurbanipal, deixou escrito nas paredes de seu palácio: ”Ergui uma pirâmide diante das portas da cidade, mandei esfolar vivos os chefes da revolta e cobrir a pirâmide com a sua pele. Uns ficaram emurados vivos dentro desta parede e outros crucificados ou espetados á beira dos muros. Fiz dispor as cabeças em forma de coroa e os cadáveres varados de lado a lado em forma de grinalda.”.


Feitos de Assurbanipal:
1 - Guerreou o Egito 663 a.C. (Na.3:8 - És tu melhor do que Nô-Amom, que está situada entre os rios, cercada de águas, tendo por esplanada o mar e ainda o mar, por muralha? Se Nínive pensava ser invencível, devia lembrar-se de como Deus derrubara outras grandes cidades, tais como Nô-Amom (Tebas) no Egito, conquistada pelos próprios assírios em 663 a.C.)


2 – Livrou do exílio em Nínive o pior rei de Judá, Manassés (II Cr.33:13 - E lhe fez oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e o tornou a trazer a Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR é Deus.)


3 – Saqueou Susã, capital de Elão.


4 – Guerreou seu irmão gêmeo Samas-Sumi-Ukim. E assim o domínio dos assírios sobre a palestina enfraqueceu.
Essas nações brigavam tanto porque desobedeciam a Deus. Deus mandou espalhassem e eles ajuntaram.


A queda de Nínive em 606 a.C. no meio de grande esplendor os soldados da Babilônia entraram no leito do rio enquanto o rei morria num grande incêndio. (Na.2:6-9 - As portas do rio se abrirão, e o palácio se derreterá. E Huzabe está descoberta; será levada cativa, e as suas servas a acompanharão, gemendo como pombas, batendo em seu peito. Nínive, desde que existe, tem sido como um tanque de águas; elas, porém, fogem agora. Parai, parai, clamar-se-á; mas ninguém olhará para trás.Saqueai a prata, saqueai o ouro, porque não tem termo o provimento, abastança há de todo gênero de móveis apetecível)
Na.3:14,15 e 19 - Tira águas para o cerco, fortifica as tuas fortalezas, entra no lodo, pisa o barro e repara o forno para os ladrilhos.O fogo ali te consumirá, a espada te exterminará; consumir-te-á como a locusta; multiplica-te como a locusta, multiplica-te como os gafanhotos.
V.19 - Não há cura para a tua ferida; a tua chaga é dolorosa; todos os que ouvirem a tua fama baterão as palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua malícia?


Não há cura. Nínive seria destruída e nunca mais reedificada. Depois de sua queda, em 612 a.C. tornou-se ela covil aos animais e às aves.
Quem governava Judá era Manassés, um dos reis mais ímpios de Judá. Ele desafiou abertamente a Deus e perseguiu o seu povo.


Conteúdo: Cap.1 – Jeová justo juiz de Nínive. Naum inicia seu livro com uma lista de evidências da ira de Deus. Os elementos da natureza secam-se,definham,derretem, etc,diante do furor do Senhor.Tudo retrata o zelo e o espírito de justa vingança do Altíssimo contra Assíria.Naum é o complemento de Jonas.
Jonas revela o julgamento de Nínive suspenso e Naum o julgamento executado.


Cap.2 – O julgamento justo de Jeová. Naum continua o seu relato, descrevendo a terrível desolação da grande capital da Assíria. Ele deixa bem claro que desta vez não haverá misericórdia e graça da parte de Deus. Nínive, conforme a sua narração cairá com um barulho arrepiante e nunca se levantará nem se exaltará.


Este capítulo prediz os eventos de 612 a.C.quando os exércitos - Babilônia e da Média saquearam Nínive, que era aparentemente invencível.
A Assíria saqueou e derrotou o Reino do Norte (Israel), e deportou o seu povo em 722 a.C. (II Rs. 17:3-6; 18:9-11). Ela também atacou o reino do Sul e o forçou a pagar tributos.


Cap.3 – A ruína completa de Nínive
1 – é uma cidade sanguinária e cruel (3:1-3)
2 – É uma cidade imunda, cheia de prostituição e feitiçaria (3:4-5).
3 – É uma cidade que se julgava melhor e mais forte que outras grandes cidades
Nenhum poder na terra é capaz de proteger alguém do juízo de Deus ou ser um substituto satisfatório de seu domínio em nossa vida Tebas e a Assíria depositaram sua confiança em alianças e em seu poderio militar, mas a história mostraria que estas coisas eram inadequadas. ão insista em aprender através da experiência pessoal;ela é muito importante mas, em vez disso, aprenda as lições que a história nos ensinou. Deposite a sua confiança, acima de tudo, em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative