Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

PROVÉRBIOS DE SALOMÃO



Ler provérbios nos traz regozijo, tendo em vista que tal livro tem a intenção de servir como diretriz para uma vida bem sucedida.

Provérbios é uma frase curta, geralmente rica de imagens, que transmite uma verdade. É um ditado breve e popular que expressa uma verdade geral (é melhor prevenir do que remediar, mais vale um pássaro nas mãos do que dois voando).

A maioria dos provérbios nesse livro expressa um contraste. “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”

O ser humano traz dentro de si o desejo de aprender e entender. Somos diferentes dos animais em nossa capacidade mental, conceituamos,analisamos, teorizamos, discutimos e debatemos tudo da ciência ao sobrenatural.
Nas escolas adquirimos o conhecimento e isto é muito bom, mas há grande diferença entre saber algo e ter sabedoria para aplicar este saber à vida.
Podemos acumular conhecimentos, mas, sem sabedoria o nosso conhecimento é inútil.

O homem mais sábio que já viveu SALOMÃO. Era um jovem que tinha uma paixão empolgante pelo conhecimento e a sabedoria (I Rs. 3: 9 a 12).

Salomão nos deixou: PROVÉRBIOS; ECLESIASTES E CANTARES.

Os judeus cantavam porções deste nas festividades da Páscoa. Em relação ao tabernáculo os judeus comparavam:
PROVÉRBIOS - ao Pátio do Templo;
CLESIASTES - ao Lugar Santo;
CANTARES ao lugar Santíssimo – de máxima intimidade com Deus.
Sob inspiração do Espírito Santo, o rei Salomão registrou nestes pensamentos e diretrizes práticas para a vida do ser humano. Em Provérbios seus conselhos práticos

O que é um Provérbio? É uma frase curta, geralmente rica de imagens, que transmite uma verdade.

Tema: Seu principal é a natureza da verdadeira sabedoria. Pv. 1:7.
A sabedoria serve para dar qualidade à vida. Ele prosseguiu com centenas de exemplos práticos de como viver de acordo com a sabedoria divina. Ele compôs 3000 provérbios e 1005 cânticos

Assuntos: São discutidos vários: Juventude e disciplina, vida familiar, auto controle e resistência à tentação, questões relacionadas a negócios, palavras e a língua, a importância de conhecer a Deus, o casamento e a busca da verdade; além de temas como a riqueza e a pobreza, a imoralidade e é claro, a sabedoria.

A palavra chave é “MASHAL” que no contexto do livro, significa reger ou governar.

Em provérbios há ditados, lembranças e advertências, que se apresentam como sábios conselhos para nos ajudar a governar nossa vida. Ao ler Provérbios devemos entender que conhecer a Deus é a chave da sabedoria. Devemos aplicar em nossa vida. Não apenas ler, mas colocando em prática o conhecimento que vamos adquirindo com esta leitura.

Era o mais culto e sábio da sua época. Salomão foi o autor da maior parte dos provérbios com Agur e Lemuel.

PROVÉRBIO pode também ser chamado de O LIVRO DA SABEDORIA. Ajuda-nos a escolher o que é melhor para a nossa vida.
O título hebraico do livro é “MISHLÊ SHLÔMÔH”, ”Os provérbios de Salomão”.


O nome português deriva da VulgataLatina “Líber Proverbiorum”.Os Provérbios mostram como a distintiva fé de Israel afetou a sua vida comum.
Um Provérbio hebraico é simplesmente uma declaração sábia, dita de qualquer forma.

Os provérbios se dividem em cinco partes:
Históricos, Metafóricos, Parabólicos, Enigmas e Didáticos.

Históricos: Nos quais um acontecimento do passado passou para o vulgo popular ( Está Saul também entre os profetas?) Não parece ter nenhum exemplo assim no livro de Provérbios.

Metafóricos: Estes são os que realmente devemos realmente chamar de Provérbios.

Enigmas: São adivinhações ou perguntas obscuras (cap.30).

Parabólicos:Estes são os que apresentam verdades em forma alegórica. O melhor exemplo desta classe são os que tratam da sabedoria.

Didáticos:Que dão informações e instruções precisas quanto à conduta (1-



9)O livro de Provérbios começa com a ordem de temer ao Senhor (Pv. 1:7) e termina com a descrição de uma mulher que cumpre bem esta ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative