Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PRIMEIRA VIAGEM DE PAULO


) Principais acontecimentos dos anos 40 a 70
A perseguição, o desejo missionário e a vontade de anunciar a boa nova a “toda a criatura” (Mc 16,15) levou os cristãos para fora da Palestina.
Em sua primeira viagem evangelizadora, com o objetivo era fundar igrejas, na companhia de Barnabé, parte de Antioquia e vai para uma ilha de Chipre. Lá pregam na cidade de Salamina, desafiando o poder de um feiticeiro que enganava a população. Ao sair de Pafos, João Marcos, seu auxiliar, deixa o grupo e retorna para Jerusalém. (At.13:5 e13). Seguem para Perge na província da Panfilia e, por terra vão a Antioquia da Pisidia na Galácia do sul.
Em Antioquia da Pisidia tornou-se um porta voz e criou um padrão conhecido por todos e começaram a pregar na Sinagoga(At. 13:14).
Uns creram, regozijaram e receberam a palavra, insistindo que Paulo retornasse no sábado seguinte para continuar o assunto, mas outros rejeitavam e provocavam oposição. Mas o número de assistentes foi grande no sábado seguinte, e isto causou inveja nos judeus, resultando em perseguição Paulo e Barnabés foram expulsos da cidade. (At.13:42-46).
Vão para Icônio depois para Listra, onde cura um coxo que serviu como ponto de apoio para pregação do evangelho (At.14:8-10) Ali em Listra Paulo foi apedrejado e dado como morto (At.14:19)Mas sobreviveu e pode prosseguir indo para Derbe completando assim sua primeira viagem.
Logo Paulo resolveu percorrer de novo esta difícil rota sobre a qual ele tinha vindo onde estabeleceram obreiros nativos, frutos do trabalho missionário.
Concílio de Jerusalém
A notícia de conversão dos gentios gerou impacto dentro da igreja, visto que alguns judeus da seita dos fariseus empunham a circuncisão aos novos cristãos. (At.15:1-5).
Tendo a igreja se reunido em Jerusalém, com a presença dos apóstolos, ficou decidido que os gentios convertidos não deveriam ser incomodados com a sobrevivência de detalhes da lei mosaica, mas apenas que se abstenham da idolatria, das relações sexuais ilícitas e da carne de animais sufocados de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative