Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

A SABEDORIA


O ser humano traz dentro de si o desejo de aprender e entender. Somos diferentes dos animais em nossa capacidade mental, conceituamos,analisamos, teorizamos, discutimos e debatemos tudo da ciência ao sobrenatural.
Nas escolas adquirimos o conhecimento e isto é muito bom, mas há grande diferença entre saber algo e ter sabedoria para aplicar este saber à vida.
Podemos acumular conhecimentos, mas, sem sabedoria o nosso conhecimento é inútil. 
Há uma diferença entre sabedoria divina e sabedoria humana.
A sabedoria divina é o conhecimento absoluto e pleno de todas as coisas. 
A sabedoria humana é o conhecimento relativo de algumas coisas, que a mente do homem pode alcançar, e reter. Onde termina a mente, a sabedoria e o conhecimento humanos, aí então começa a sabedoria de Deus. Portanto a sabedoria humana alcança apenas, ou chega a alcançar o início de os horizontes infinitos que a mente humana não consegue divisa. O autor da verdadeira sabedoria é Deus
A sabedoria divina pode ser alcançada por aqueles que desejarem e aqueles aos quais Deus a queira conceder.

No VT podemos ver Moisés chamando Bezaleel e Aoliabe, e a todos o homem sábio de coração em que Deus tinha dado sabedoria. Êx.36:2 – Aqui nós vemos o próprio Deus dando sabedoria a homens que seriam inspirados pela mesma,a realizar obras de arte para ornamentarem o Tabernáculo, sem a qual não alcançariam cumprir a missão artística que lhe fora confiada.
Outro fato de sabedoria divina a pessoa escolhida para finalidades específicas, foi Josué, filho de Num.Ele foi cheio de sabedoria, porquanto Moisés (por ordem de Deus) tinha colocado sobre ele as suas mãos.Dt.34:9


Lemos na Bíblia que há muitos anos atrás havia um jovem de muita coragem, valoroso servo de Deus, que se chamava Davi.
Ele era caçula dos oitos filhos de Jessé, e apascentava as ovelhas (rebanho). Matou um leão e um urso. Ele era jovem valente, temente a Deus, muito corajoso e confiava no Senhor.
Davi gostava de música e tocava Harpa sob a inspiração de Deus. Isto agradava muito a Deus.
Davi Compôs belos Salmos 3,4,5,6,7,,8,9,15,86, etc...
Por diversas vezes esteve no palácio do rei Saul (Primeiro rei de Israel) para tocar para o rei. 
Mesmo Davi sendo o caçula de sua família, frágil e de pequena estatura, Deus que olhava o interior, o separou para que fosse o segundo rei de Israel. Durante o seu reinado Davi expandiu grandemente o seu reino conquistando muitas terras. (Nós devemos administrar bem nosso tempo para também conquistarmos muitas terras: nossa família, nosso pão de cada dia, nosso lado espiritual, etc.). 
Porém chegou o dia em que Davi deveria passar a sua coroa para um dos seus filhos. 
Por orientação de Deus o escolhido foi Salomão tornando-se assim o terceiro rei de Israel. Quando Salomão começou a reinar ele era jovem e tinha pela frente uma grande missão que era manter o reino unido e continuar atendendo as necessidades do povo, como seu pai havia feito. 

Em II Reis 3:3 diz: E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi, seu pai. 
Nós podemos ver exemplos vivos na vida de Salomão
O rei Salomão foi à cidade de Gibeão com o propósito de oferecer sacrifícios e holocaustos ao Senhor. Durante a noite.
Em II Reis 3:4 – 11 – A ação da sabedoria concebida a Salomão 
4 E foi o rei a Gibeão para lá sacrificar, porque aquele era o alto grande; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
Cap.3:5 E em Gibeão apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos e disse-lhe Deus: Pede o que quiseres que te dê.
E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7 Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; e sou ainda menino pequeno, nem sei como sair, nem como entrar.
8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pedisse esta coisa.
Esta palavra pareceu boa aos olhos do senhor. Deus se agrada quando os crentes buscam em oração sincera a sabedoria divina e um coração entendido. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada"
11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo;
12 eis que fiz segundo as tuas palavras, eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará.
13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.
14 E, se andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, também prolongarei os teus dias.
15 E acordou Salomão, e eis que era sonho. E veio a Jerusalém, e pôs-se perante a arca do concerto do SENHOR, e sacrificou holocaustos, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos. Salomão foi um grande rei de Israel, quem sabe o maior deles.

Salomão nos deixou: PROVÉRBIOS; ECLESIASTES E CANTARES.
Sob inspiração do Espírito Santo, o rei Salomão registrou nestes pensamentos e diretrizes práticas para a vida do ser humano.
Em Provérbios seus conselhos práticos 
O que é um Provérbio? É uma frase curta, geralmente rica de imagens, que transmite uma verdade.

A sabedoria serve para dar qualidade à vida.
Ele prosseguiu com centenas de exemplos práticos de como viver de acordo com a sabedoria divina.Ele compôs 3000 provérbios e 1005 cânticos. 

Em provérbios há ditados, lembranças e advertências, que se apresentam como sábios conselhos para nos ajudar a governar nossa vida. 
A chave da sabedoria é conhecer a Deus.

Era o mais culto e sábio da sua época. Salomão foi o autor da maior parte dos provérbios com Agur e Lemuel.

PROVÉRBIO pode também ser chamado de O LIVRO DA SABEDORIA. 

(Pv. 2:1 a 6) - O CORAÇÃO É O CENTRO DAS EMOÇÕES.
(Pv. 6:16 a 19) Coisas que aborrecem a Deus:.
-Olhos altivos.
-Língua mentirosa.
-Mão que derramam sangue inocente.
-Coração que maquina pensamentos viciosos.
-Pés que apressam a correr para o mal.
E a sétima a sua alma abomina:- O que semeia contendas entre irmãos. Se soltar-mos um travesseiro de penas do alto de um morro, vindo o vento, este irá se espalhar. Tende ajuntar essas penas novamente. Nunca mais.
Pessoas violentas (3:31)
Aqueles que são falsos. (12:22)
O sacrifício dos ímpios (15:9)
Os pensamentos dos ímpios. (15:26)
Aqueles que são orgulhosos. (16:5)
Aqueles que julgam injustamente. (15:15)
Mantenha distância, pois nós somos templo do Espírito Santo.
Ler Efésios 4:30 - Não entristeçais o Espírito Santo de Deus 

Perto de vós V.32 sede uns para com os outros benignos = Bondoso amável Amar é um mandamento e não opção de vida.
Benigno = Tem misericórdia, perdoando-vos uns aos outros como Cristo nos perdoa.
Compaixão = Amor 

Você quer ser feliz? Ache a sabedoria Divina.
Provérbios Cap3:
V.6 - Reconhece-o em todos os teus caminhos.
V.7 - Teme ao Senhor.
V.9 – Honra ao Senhor.
V.11 - Não rejeites a disciplina do Senhor. Quem assim fizer alcançará
V.2 - Anos de vida e paz.
V.4 - E acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.
V.8 - Será isto remédio para o teu corpo e refrigério para os teus ossos
V.10 - E promessa de encher fartamente os teus celeiros

Vamos analisar uma fonte preciosa de informações acerca da sabedoria, mas a verdadeira sabedoria vem do alto. É o livro de Provérbios
Pv.2:6 – O Senhor dá sabedoria
Pv.3:13 – Feliz o homem que acha a sabedoria.
Pv.9:10 - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria
Pv.24:7 - A sabedoria é alta demais para insensatos.

No NT. O Evangelho de Marcos registra um fato relacionado com a vida de atividades de Jesus Cristo que deixou atônita a maravilhada a multidão, a ponto de fazerem esta interrogação “Que sabedoria é esta que lhe foi dada” Marcos 6:2
Lucas 5:52 “E crescia Jesus em sabedoria e em estatura e em graça par com Deus e os homens 
Este foi o testemunho que o Filho de Deus deu acerca de si mesmo e da sabedoria do rei Salomão,eis como o evangelista registrou a declaração de Cristo.
Lucas 11:31 – A rainha do sul( Sabá) se levantará no Dia do Juízo com os homens desta geração e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão.


Em I Co 1:4 temo Também a manifestação de Paulo sobre a verdadeira sabedoria.declarando que “tantos gregos como os judeus pregava a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Jesus portanto , é a sabedoria verdadeira, a sabedoria que veio ao mundo para revelar a graça imensurável de Deus, coisa que a sabedoria humana não seria capaz de realizar, por lhe faltarem meios para entender o significado de tão grande missão.
Rm.16:27 “único Deus sábio”Se Deus é o único sábio, a sua sabedoria é também a única que vale a pena possuir. 

Devemos aprender a colocar em prática o que conhecemos.
O homem mais sábio que já viveu SALOMÃO. Era um jovem que tinha uma paixão empolgante pelo conhecimento e a sabedoria (I Rs. 3: 9 a 12).

O caminho da Sabedoria está em Eclesiastes 12:14

1 – Aprendizado sem Deus – Cinismo - (1:7-8 )-
2 – Grandeza sem Deus – Tristeza – (1:16-18)
3 – Prazer sem Deus – Ódio pela vida –( 2:17 )- 
4 – Trabalho sem Deus – Desapontamento –( 2:1-2)
5 – Filosofia sem Deus – Vazio – (3:1 -9) - 
6 – Eternidade sem Deus - Falta de realização –( 3:4) excluir 
7 – Vida sem Deus –Depressão–(4:2-3) 
8 - Religião sem Deus – Medo–( 5:4-7)
9 – Riqueza sem Deus – Tribulação – ( 5:12) - 
10 – Sabedoria sem Deus – Desespero –( 11:1-8)
11 - Existência sem Deus – Frustração – (6:12 )- 
12 - O Temor a Deus – Realização (12:13-14) - 

O ponto de partida da sabedoria é: O temor a Deus, uma atitude séria e frente aos mandamentos de Deus.

Pesquisado por: Nilza Cardoso clemente

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SANSÃO Juízes 14




E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: 
Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus, porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel

14.4 ISTO VINHA DO SENHOR Esta declaração não significa que a intenção de Sansão casar com uma incrédula vinha do Senhor. Essa sua inclinação vinha do seu próprio desejo de querer companheirismo conjugal fora do povo de Deus (Tg 1.13,14 )Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência). Deus, no entanto, serviu-se desse mal na vida de Sansão como ocasião para cumprir seu propósito contra os filisteus; Gn 50.20 - Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande).

O costume de não encontrar matrimônio com mulheres estrangeiras Era muito antigo em Israel (Êx.34:16;Dt.7:3 a 4;Js.23:12 e 13). Já nas tradições patriarcais encontravam-se testemunhos claros desses costumes (Gn.24:3 e 4;Gn. 27:46;26:1 a 2).

Os pais de Sansão opuseram-se a este casamento por dois motivos

1)Era contra a lei de Deus
 Êx.34:15 a 17;Dt 7:1 a 4. Um Exemplo do que acontece quando os israelitas se casavam com pagãos pode ser encontrados em Juízes 3:5 a 8 - Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; e serviram a seus deuses.

 E os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do SENHOR, e se esqueceram do SENHOR, seu Deus, e serviram aos baalins e a Astarote.Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu em mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim durante oito ano.
O sincretismo entre Israel e o povo cananeu através de casamentos mistos quase destruiu a identidade dos israelitas como um povo separado de Deus. Esses casamentos foram proibidos no concerto entre Israel e o Senhor.

2)Os filisteus eram os maiores inimigos de Israel. O casamento com uma odiada filistéia seria a desgraça da família de Manoá. Mas o pai de Sansão cedeu ao pedido do filho e permitiu o casamento, embora tivesse o direito de recusá-lo.

Observe CAPÍPULO 13: 1
 e os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por 40 anos...

É triste alguém ser lembrado por algo de errado que porventura fez na vida. Sansão possuía um grande potencial. 
Muitas pessoas iniciaram suas vidas com características semelhantes às dele. Nascido como resultado da promessa de Deus – salvaria Israel dos filisteus. Para ajudá-lo a realizar aquela determinação divina, ele recebeu uma enorme força física.

.
Sansão desperdiçou sua vida. 
Poderia ter fortalecido a sua nação. Poderia ter retornado ao seu povo para adoração a Deus. Poderia ter acabado com os filisteus.
Finalmente reconheceu que dependia de Deus para ser vitorioso.
ALELUIA!!

Sua história ensina-nos que nunca é tarde para recomeçar-mos. Não importa quão terrível possa ter sido a nossa falha no passado. Hoje ,não é muito tarde para colocarmos nossa completa confiança em Deus.

Mais pra frente em Juízes 16:20,

1
- ( E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono e disse: nós podemos ver Sansão dormindo e logo despertou do sono, Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele).
Muitas das vezes estamos dormindo. Desperta tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

2 – Sansão pensou que estava forte.
Adolfo Hitler na 2ª guerra mundial, por algum tempo representou o mundo com sua força militar. Um dia ele caiu e foi derrotado e o seu fim foi o suicídio.

3 – Sansão pensou que poderia escapar e disse:
 Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Exemplo de pessoas que não puderam escapar da justiça humana. De uma coisa nós temos certeza ninguém escapará da justiça divina.

4 - Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado deleEle pensou que Deus estava com ele.
Muitas pessoas tem comparado Sansão com Pedro, pois ambos dormiram enquanto deveriam estar
 orando.Ambos confiaram em companhia de pecadores.

Devemos pedir a Deus que nos ajude a não cair em engano fatal que traga a nossa família, a nossa igreja ou o nosso povo.
Em Hebreus 11:32 - Sansão é listado na galeria dos heróis da fé.
Deus permitiu que alguns dos seus filhos fiéis experimentassem grandes sofrimentos e provações..




Coisas que aborrecem a Deus:


Ajardina - inverno - nuvens




(Pv. 6:16 a 19) Coisas que aborrecem a Deus:
-Olhos altivos.
-Língua mentirosa.
-Mão que derramam sangue inocente.
-Coração que maquina pensamentos viciosos.
-Pés que apressam a correr para o mal.
E a sétima a sua alma abomina:- O que semeia contendas entre irmãos. Se soltar-mos um travesseiro de penas do alto de um morro, vindo o vento, este irá se espalhar. Tende ajuntar essas penas novamente. Nunca mais.

e mais...

Pessoas violentas (3:31)
Aqueles que são falsos. (12:22)
O sacrifício dos ímpios (15:9)
Os pensamentos dos ímpios. (15:26)
Aqueles que são orgulhosos. (16:5)
Aqueles que julgam injustamente. (15:15)

Mantenha distância, pois nós somos templo do Espírito Santo

Mensagens - I Samuel capítulo 6:1 a 18.


Eis a mensagem que foi ministrada pelo pastor Jair Cardozo, e eu a reescrevi.


Os filisteus enviam a arca para fora da sua terra
 Havendo, pois, estado a arca do SENHOR na terra 
dos filisteus sete meses, os filisteus chamaram os sacerdotes 
e os adivinhadores, dizendo: Que faremos nós da arca do SENHOR? Fazei-nos saber como a tornaremos a enviar 
ao seu lugar. Os quais disseram: Se enviardes a arca do 
Deus de Israel, não a envie vazia, porém sem falta lhe
 enviareis uma oferta para a expiação da culpa; então,
 sereis curados, e se vos fará saber por que a sua mão
 se não tira de vós.
Então, disseram: Qual é a expiação da culpa que lhe
 havemos de oferecer? E disseram: Segundo o número dos príncipes dos filisteus, cinco hemorróidas (tumores) de ouro e cinco ratos de ouro, porquanto a praga dê uma mesma sobre
todos vós e sobre todos os vossos príncipes. 
Fazei, pois, umas imagens das vossas hemorróidas 
(tumores) e as imagens dos vossos ratos, que andam 
destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel
; porventura, aliviará a sua mão de cima de vós
e de cima do vosso deus, e de cima da vossa terra. 
Por que, pois, endureceríeis o coração, 
como os egípcios e Faraó endureceram o coração?
 Porventura, depois de os haverem tratado tão mal, não os deixaram ir, e eles não se foram?Agora, pois, tomai, e fazei-vos um carro novo, e tomai duas vacas que criem sobre as quais 
não tenha subido o jugoe atai as vacas ao carro, e levai os seus bezerros de após elas para casa. Então, tomai a arca do SENHOR, e ponde-a sobre o carro, e metei num cofre,
 ao seu lado, as figuras de ouro que lhe haveis de 
oferecer em expiação da culpa; e assim a enviareis, para que se vá.
Vede então: se subir pelo caminho do seu termo a 
Bete-Semes, foi ele que nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isso nos sucedeu por acaso. E assim fizeram aqueles homens, e tomaram 
duas vacas que criavam, e as ataram ao carro, e os seus bezerros encerraram em casa. E pôs a arca do SENHOR sobre 
o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e
 com as imagens das suas hemorróidas.
 Então, as vacas se encaminharam direitamente pelo 
caminho de Bete-Semes e seguiam um mesmo caminho,
andando e berrando, sem se desviarem nem para a direita 
nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus 
foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes.
 A arca chega a Bete-Semes. E andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale e, levantando os olhos,
 viram a arca; e, vendo-a, se alegraram. E o carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali; e ali estava uma grande pedra; e fenderam a madeira do carro e 
ofereceram as vacas ao SENHORem holocausto.
 E os levitas desceram a arca do SENHOR, como 
também o cofre que estava junto a ela, em que estavam
 as obras de ouro, e puseram-nos sobre aquela grande 
pedra; e os homens de Bete-Semes ofereceram 
holocaustos e sacrificaram sacrifícios ao SENHOR
 no mesmo dia.E, vendo aquilo os cinco príncipes dos
 filisteus, voltaram para Ecrom no mesmo dia
Estas, pois, são as hemorróidas (tumores) de ouro que 
enviaram os filisteus ao SENHOR, em expiação da culpa:
 por Asdode uma, por Gaza outra, porAsquelom outra,
 por Gate outra, por Ecrom outra; como também os ratos de ouro, segundo o número de todas as cidades dos filisteus, pertencentes aos cinco príncipes, desde as cidades fortes
 até às aldeias e até Abel, a grande pedra sobre a qual puseram a arca do SENHOR.
Nos dias de Samuel, (Sm. 4) houve uma batalha contra os filisteus e Israel é derrotado. Israel foi derrotado porque o sacerdócio desvirtuou-se e o povo passou a viver em
 desobediência aos mandamentos de Deus. Os israelitas
 levaram a arca do concerto para a batalha, julgando
 que isso lhes garantiria a vitória Ao invés disso, 
deveriam ter se arrependido e tirado os seus caminhos pecaminosos, para terem a bênção de Deus.
A arca da aliança do Senhor é capturada e levada
 pelos inimigos. A arca representava a presença de Deus em Israel (Êx 25.10-22; Nm 10.33-36). Os israelitas achavam que a arca lhes seria uma garantia incondicional do favor e poder 
de Deus. Não compreendiam que um símbolo das coisas espirituais não é uma garantia absoluta da realidade que ele representa. Deus permanecia com o seu povo somente enquanto esse povo procurasse manter comunhão com Ele, segundo o concerto (Velho Testamento).
 Semelhantemente, sob o novo concerto (Novo Testamento), alguém ser batizado em água, ou participar da Ceia do Senhor nenhum benefício espiritual lhe trará a não ser que 
viva em sincera obediência ao Senhor, trilhando seus justos caminhos.  
Ao pegarem a arca de Deus, também o Senhor se afasta de Israel. A sua glória, a manifestação do seu poder e da Sua presença não se faz mais sentir no meio do seu povo.
 (O pecado traz sérias conseqüências em nossas vidas;
 I Sm. 4:19 a 22).
Os filisteus de posse da arca da aliança a colocaram 
na casa de Dagom, seu deus. No dia seguinte, ao entrarem 
na sala, viram a estátua de Dagom caída com rosto em terra diante da arca. Levantaram a estátua e a colocaram no seu lugar. No dia seguinte encontraram novamente a estátua caída 
diante da arca e a sua cabeça e os seus dois braços cortados 
junto ao tronco. (Ao cortar a cabeça da estátua do deus dos filisteus, Deus estava mostrando que com o seu poder 
Ele poderia neutralizar desfazer, destruir, todos os 
pensamentos e intenções do diabo contra o seu povo e 
que ao cortar os seus braços, Deus estava falando que toda a ação do diabo e o que ele deseja fazer contra a sua igreja 
é jogada por terra, é cortada, é derrubada!)
Uma grande maldição sobreveio aos filisteus e o Senhor
 castigou-os duramente com doenças, tumores e muitas mortes.
Sete meses de posse da arca do Senhor e duramente castigados por Deus, os filisteus decidem devolver a arca a Israel; 
E como fazer?
Segundo o texto que lemos, fizeram um carro novo, 
tomaram duas vacas com crias e que não experimentaram
 jugo e colocaram a arca do Senhor no carro e sem que ninguém as guiasse. Deus fez com que as vacas levassem a arca de 
volta a Israel. Bete-Semes era uma cidade do outro lado da fronteira, no território de Judá.

ALGUMAS LIÇÕES:
Como o povo de Israel, por causa das circunstâncias da nossa vida, por causa do pecado, às vezes perdemos também a 
alegria e a glória do Senhor se afasta de nós.
 Assim passamos a viver uma vida cristã sem brilho, sem sentido e não vemos mais a atuação, o poder de Deus em nossa vida, em nossa casa, em nossa igreja. Não oramos, não lemos a Palavra de Deus, como deveríamos. As nossas vindas à casa de Deus,
 vão se tornando um fardo pesado para nós e nos
 habituamos a vir pelo menos uma vez por semana. 
Perdemos a visão da obra de Deus e de suas necessidades e muitas vezes deixamos de honrar o Senhor com nossos
 dízimos e as nossas ofertas...
A arca do Senhor está longe, como está longe o nosso 
coração. O que fazer? Pedir, clamar urgentemente, por uma poderosa visitação da parte de Deus, por um avivamento 
espiritual, por uma renovação de vida, por uma transformação que venha dos céus e traga sentido em nossa vida e que nos faça cada vez mais aliados de Deus e cooperadores dos seus sonhos, 
dos seus projetos. Que possamos enxergar com os olhos de 
Deus, e possamos ter a mesma mente de Deus.
Na sua palavra Deus usa animais para nos trazer lições:
Estas duas vacas no texto têm importantes lições para a nossa vida. Foram separadas, como nós, para uma grande obra:
FAZER VOLTAR A GLÓRIA DE DEUS para Israel.
Da mesma maneira, cada um de nós é responsável, 
temos uma missão, o dever de ser uma bênção para
 as pessoas que estão ao nosso lado.

1) Deixaram crias para traz e andavam berrando.
Tinham dependência, (doíam, saudades dos filhos, tetas cheias). Sofrendo e gemendo, sem se desviar para a esquerda ou para a direita. Esta ação fala defidelidade para o Senhor - Santificação.Mesmo que soframos e gememos, precisamos deixar
 para traz tudo aquilo que nos liga ao mundo, que nos atrai
 e que chama a nossa atenção e seguir caminhando, 
sempre para frente, haja o que houver, custe o que custar.

2) Animais que não tinham experimentado o jugo,
 agora um jugo lhes é dado, atrelhando-as à carroça.
 Isto nos fala de compromisso, dedicação na obra de Deus. Estamos atrelados a Cristo e debaixo do seu jugo. 
Quem tem Cristo no seu coração, está debaixo do seu jugo. “Tomai sobre vós o seu jugo.” Isto requer obediência e
 submissão a sua vontade. Jugo fala decompromisso,
Muitos querem servir a Deus, estar na igreja, mas não querem compromisso responsabilidade.
Deus tem compromisso para quem tem compromisso com Ele.

3) Animais atados um ao outro. Isto nos fala de comunhãoAndar juntos. Não Há maior do que outro ou com mais força, não! Somos todos iguais: com fraquezas, defeitos, mas também com qualidades e dons.

4) Ao cumprirem os seus propósitos, as vacas foram oferecidas ao Senhor em sacrifícios.
Isto nos fala de VIDA NO ALTAR - Testemunho que agrada ao senhor. É a nossa vida consagrada, santa, no altar de Deus. 
(Rm. 12:1 diz: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional)
morremos para o mundo e vivemos paraDeus. Aí sim, podemos ver e ter a sua glória no meio e a nossa vida vai mudar.
Os filisteus reconheciam a existência do Deus de Israel,
 mas apenas cujo favor buscavam. “Muitas” pessoas adoram Deus dessa forma. Eles vêem o Senhor apenas como um 
ingrediente para uma vida bem sucedida. Mas Deus é 
muito mais do que um ser. Ele é a fonte de toda existência. ALELUIA!
Para que estivesse a salvo, a arca foi levada a Quirite-Jearim, uma cidade situada nas proximidades do campo de batalha. 
Sempre que os israelitas estavam com a arca de Deus eles venciam o inimigo.
Google Analytics Alternative